quarta-feira, 24 de junho de 2015

Entrevistado do Mês - Eurípedes Higino

Compartilhar
Nascido em 19 de março de 1950, sorriso fácil, elétrico e dogmático quando o assunto é Chico Xavier. Esses foram apenas alguns atributos percebidos neste mineiro de Ituiutaba, que desde os seus sete anos, acompanhou a vida de Chico Xavier como seu filho adotivo, tendo ao seu lado diversas histórias que compõe o atual cenário da Casa de Memórias e Lembranças de Chico Xavier.

Hoje, tenho o prazer de apresentar no Blog Andança Espírita, um pouco sobre a vida de Chico Xavier por seu amado filho e seguindo as suas palavras, para-choque, Eurípedes Humberto Higino dos Reis.


Andança Espírita – Na última encarnação de Chico Xavier, o seu encontro se fez presente em duas oportunidades, primeiro como seu irmão, José Cândido Xavier, e atualmente como Eurípedes Humberto Higino dos Reis. Você poderia citar um momento marcante de sua infância, adolescência e já adulto tendo como Pai adotivo, Chico Xavier.

Eurípedes Higino - Não tive tanto tempo para isto, porque quem trabalha, quem está sempre nas atividades como eu estive desde criança, seu para-choque, igualmente na época de José, pois fundamos o Centro Espírita Luiz Gonzaga juntos. E na presente encarnação os trabalhos no Grupo Espírita da Prece. Foram tantos momentos de alegria e de aborrecimento, porque aonde há luz a treva sempre estará presente, e o olho no olho e a paz de consciência tranquila, de dever tranquilo, sempre foi a maior oração e a maior disciplina de vida que meu pai me ensinou. Então não tivemos como marcar os maiores, sempre tivemos nos momentos do dia a dia, os nossos melhores momentos.

Andança Espírita – Andando pela Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier percebo a presença de muitos brinquedos, inclusive dois cachorrinhos que fazem parte do acervo, eles possuem alguma história especial?

Eurípedes Higino - Sim, porque o Chico adorava os animais, e a nossa casa chegou a ter 19 gatos e os dois cachorros o brinquinho e a fofa sempre foram quase os donos, os filhos da casa, e em memória desse amor, após fazer a Casa de Memórias e Lembrança de Chico Xavier, muitos me diziam por que não homenagear aqueles que o Chico gostava tanto, e para fazer graça, porque em tudo na vida, até nos aborrecimentos, o Chico Xavier dizia que a gente deveria tentar rir de nós mesmos. Desse modo, resolvi homenageá-los dedicando aquele espaço a eles.

Andança Espírita - Depois de minha desencarnação, é possível que apareça muita gente recebendo mensagens atribuídas a mim; diga-lhes que não é minha intenção parar de trabalhar, mas, se puder, como o pessoal costuma dizer, gostaria de “dar um tempo” com a caneta e com o papel...” – Francisco de Paula Cândido Xavier. Esta passagem se encontra no livro “O Evangelho de Chico Xavier” do Carlos Antonio Baccelli. O Chico já enviou alguma mensagem após o seu desencarne em 30 de junho de 2002? 

Eurípedes Higino - É muito interessante que você ainda citou aonde esta a frase, no livro de Carlos Antonio Baccelli, e várias e várias vezes, o Chico Xavier falava conosco que ele jamais iria dar mensagem, porque ele aqui entre nós encarnados, recebia médiuns que traziam mensagens atribuídas a ele nas casas espíritas das mais diversas cidades do Brasil. Então ele [Chico Xavier] dizia, imagina quando eu aqui não estiver o que não vão colocar na minha boca, coisas que eu jamais diria, então ele jamais vai dar mensagem e o Baccelli é uma das pessoas que ouviu ele dizer que não daria tanto que ele colocou no seu livro e ele mesmo diz já ter recebido algumas.

Andança Espírita - Como você interpreta a importância que o Chico Xavier teve para a multidão de pessoas que o procurava constantemente?

Eurípedes Higino - Todo mundo poderia ser o João, Manoel, Joaquim, mas a referência é só uma, porque depois de Jesus, Chico Xavier era o maior ser humano na Terra,  porque sendo João Batista, que o próprio Jesus disse que depois dos nascidos de mulher, João Batista é o maior de todos, então você vê que desde os primórdios tempos do cristianismo, Chico vem fazendo a sua tarefa e não somente a trabalho dos bons espíritos, ele estava na Terra a trabalho de Jesus Cristo.


veja também

Como chegar em Uberaba/MG

Onde se hospedar em Uberaba/MG


Andança Espírita - Para você o que significam estas palavras?

Intuição – Algo que nos conclama a fazer aquilo em que a consciência mostre o bem estar conosco mesmo.

Humildade – É termos aquilo que sempre sugira o respeito ao nosso irmão, pois devemos lembrar que ninguém é maior que ninguém.

Saudade – Tudo que tem dentro de mim quando lembro de Chico Xavier.

Andança Espírita - Qual o significado desta frase para você?

"Nascer morrer renascer ainda e progredir sempre tal é a lei." Allan Kardec

Eurípedes Higino -  Reencarnação, encontrarmos conosco mesmo, a gente não precisa se preocupar em encontrar com os outros, temos que reencontrar e encontrar consigo mesmo.

Andança Espírita - Qual o significado destes nomes para você?

Jesus – Tudo que o Pai queria transmitir ao mundo.

Emmanuel – Alguém que às vezes era o companheiro, e hoje, como o Chico dizia, ele vai ver como é bom ter patrão e agora vai se inverter os papeis, porque agora ele está aqui e o Chico está de lá.

Chico Xavier – Tudo que todas as pessoas gostariam de ter, eu tentei ser um bom filho e tive o pai mais importante da terra.

Andança Espírita - Quando você desencarnar como espera que seja a sua recepção?

Eurípedes Higino - Não sei, espero que não seja tão boa quanto a do Chico, porque papel de para-choque é papel de chato.

Andança Espírita - Uma citação especial?

Eurípedes Higino - Que possamos estar sempre, seja a religiosidade que tiver os pensamentos filosóficos que tiver, mas que tenhamos sempre um pensamento que ninguém é dono do mundo, que o dono do mundo é o grande mediador do mundo e Ele está sempre atento e de olho a todos nós.

Andança Espírita - Para finalizar, solicitaria uma mensagem para todos que ainda não tiveram a oportunidade de virem à Uberaba e aos leitores do Blog Andança Espírita.
(áudio)



Considerações importantes que não se encontram nesta entrevistas, foram obtidas através de conversas que a antecederam, onde Eurípedes revelou que em conversas com seu pai, Chico relatou fatos de quando foi Elias, João Batista, Platão, José de Anchieta e Allan Kardec.

Gostou desta Semente de Luz? Que tal curtir e compartilhar com seus amigos?

Nenhum comentário :

Sementes de Luz Plantadas