segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Ser pessoa é ter posse de si

Compartilhar
Sempre que eu leio algo que me toca, que sinto que de alguma forma me ajuda a melhorar, eu sinto necessidade de compartilhar. Espero que ao compartilhar, possa ao menos plantar uma sementinha em cada um que passar por aqui.

Ser dona de mim, me reconhecer, conhecer minhas vontades, quem eu realmente sou, sempre foi um desafio, mas sempre que eu dou um passo nessa busca eu me transformo. Me sinto feliz, confiante e sei que lutar para ser quem eu sou vale a pena e me traz cada vez mais vida.

Estou lendo no momento o livro "Quem me roubou de mim?", escrito pelo Pe. Fábio de Melo. Muitas passagens tem me feito refletir imensamente sobre meus atos com o próximo e principalmente comigo mesma.

O capítulo "Ser pessoa é ter a posse de si" é especial, fala de como é importante que a gente se reconheça, que tomemos posse de nós mesmos, que possamos ser singular. 

Depois de nos tornarmos singulares e pertencermos a nós mesmos, ai sim poderemos nos colocar a disposição do outro, a conhecer o outro e saber que não somos o outro, que somos nós mesmos unindo o que ainda não somos ao que os outros já são, multiplicando o que cada um é.

Tem um parágrafo onde ele explica lindamente o que isso significa:

"...Uma palavra na solidão tem um significado particular. Quando colocada no contexto da frase, porém ela amplia a sua capacidade de significar. É o abraço das palavras que gero o significado da frase. Ser pessoa é, antes de qualquer coisa, ser uma palavra, para depois ser frase."

Eu me senti ainda mais motivada em dividir esse momento quando li o final do capítulo, que diz assim:

"É assim que podemos intensificar o nosso processo de ser pessoa. À medida que motivamos e somos motivados para o autoconhecimento, tornamo-nos proprietários do que somos e colocamo-nos à disposição dos outros. É muito interessante perceber que onde existe uma pessoa de verdade, isto é, no sentido exato do termo, ali outas pessoas também estão sendo motivadas a viver o mesmo. A razão é muito simples. O processo de tornar-se pessoa é contagiante. Quando encontramos alguém que verdadeiramente está desbravando seu universo de possibilidades e limites, de alguma forma nos sentimos motivados a fazer o mesmo."

O processo de autoconhecimento muitas vezes não é fácil, mas quando nos propomos a tomar posse de nós mesmos tudo vai se transformando, os nossos próprios caminhos vão se abrindo e a gente é muito mais feliz!

Gostou desta Semente de Luz? Que tal curtir e compartilhar com seus amigos?

Nenhum comentário :

Sementes de Luz Plantadas