segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Entrevistado do mês - Wanderley Oliveira

Compartilhar
Esse mês o Blog Andança Espírita conta com o entrevistado Wanderley Soares de Oliveira que é nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, filho de pais que não tinham conhecimento da Doutrina Espírita, tendo a dor como fator motivador para que ingressasse em um grupo de estudo espírita. Possui atualmente 16 livros publicados pela Editora Dufaux e segue a sua agenda de compromissos com palestras e seminários pelo Brasil.

Como se não bastasse, trabalha como Coach Energético e Terapeuta Holístico com formação no Instituto Brasileiro de Programação Neurolinguística em Belo Horizonte e no Bach Centre na Inglaterra, além de realizar trabalho voluntário na Editora Dufaux e nos trabalhos de cunho espiritual na Sociedade Espírita Ermance Dufaux, ambas as instituições tiveram o seu auxílio para serem fundadas.

Wanderley Oliveira, seja bem-vindo ao Blog Andança Espírita, sinta-se a vontade, pois esta Semente de Luz é dedicada a você.


***

Andança Espírita - Qual foi a sua motivação para que aos 19 anos você tivesse o primeiro contato com a Doutrina Espírita? O que a sua família achou desta prática?


Wanderley - A dor foi meu fator motivador. Não tive pais espíritas e nem incentivo para meus compromissos com a doutrina. Não me faltou o amparo dos bons espíritos, isso me foi o bastante para caminhar.

Andança Espírita - Como foi vivenciar quase duas décadas de aprendizados no Grupo de Estudos Emmanuel em Belo Horizonte (1978 - 1997) e o que você trás de aprendizados para os dias de hoje nos estudos praticados por lá?

Wanderley - O Grupo Espírita Emmanuel foi realmente uma escola abençoada em minha vida. Encontrei lá muitos corações bondosos que me apoiaram, incentivaram e tiveram uma paciência incondicional com meu temperamento e minhas necessidades. Eu lhes sou muito grato. Todos eles já se encontram no mundo espiritual. Um destes companheiros queridos é o José Mario, autor de dois livros de minha lavra psicográfica - Quem Perdoa Liberta e Quem Sabe Pode Muito.

Andança Espírita - Quando você percebeu a presença de Ermance Dufaux em sua vida? Como foi esse primeiro contato e o que ela representa para você? Ela é a sua guia espiritual?

Wanderley - Foi sutil e muito bem planejada pelo grupo espiritual que me orienta. Acredito sim que ela seja o espírito dotado de imenso amor e que avalizou minha reencarnação em função de laços afetivos sólidos que mantemos na fieira das reencarnações.

Andança Espírita - Atualmente você possui uma gama de 16 livros publicados pela Editora Dufaux, sendo dois títulos em espanhol, pode nos dizer quando foi a sua primeira psicografia, como foi o desenvolvimento desta faculdade mediúnica e explicar o processo para a concepção de um livro ditado por um espírito?

Wanderley - Minha primeira psicografia ocorreu em 1999, depois de 22 anos de disciplina mediúnica e preparo doutrinário. Nem eu mesmo sabia que um dia viria a desempenhar essa tarefa. Nunca escrevi nada de mim mesmo e nem gostava de escrever. O processo de concepção de um livro obedece a "n" fatores para que no conjunto ofereçam as melhores condições aos espíritos amigos, mas o principal fator na obtenção de resultados satisfatórios é minha vigilância e minha disciplina.

Andança Espírita - Você realiza algum tipo de questionamento quando lê as mensagens que veio a psicografar? Qual foi a que lhe chamou uma maior atenção?

Wanderley - Sou o mais severo arguidor de minhas mensagens. É o que recomenda "O Livro dos Médiuns". Tenho variados casos de mensagens e livros que me chamaram a atenção, especialmente o romance "Lírios de Esperança" que foi escrito do fim para o início, para que eu não tivesse grande interferência na minha primeira experiência com o estilo romanceado.

Andança Espírita - Qual foi a obra mais marcante que você psicografou e por quê?

Wanderley - Sem dúvida, "Escutando Sentimentos" e "Os Dragões", ambas me custaram muitas dores e, consequentemente, me amadureceram sobremaneira.

Andança Espírita - Quais são as atividades que atualmente lhe requerem uma maior atenção e como você administra o seu tempo a fim de cuidar de si também?

Wanderley - Sou muito disciplinado desde que comecei a atuar como médium. Eis o segredo para uma produção desejável. Ainda não cuido de mim tanto quanto desejo, mas ainda arrumo um tempinho sempre.

Andança Espírita - Fora da caridade não há salvação, o que esta frase representa na sua vida?

Wanderley - É a alma do evangelho e da doutrina, portanto, é meu roteiro de compromissos.

Andança Espírita - Na sua opinião, ao que se deve a crescente exposição da temática espírita nas mídias?

Wanderley - A necessidade humana de luz e paz espiritual.

Andança Espírita - O que o evento Humanizar representa para você, como foi realizada a criação dele e o que você tira para si a cada edição?

Wanderley - O HUMANIZAR tem sido uma bênção por renovar conceitos e ampliar visões sobre a doutrina espírita que não sejam apenas mais um encontro para adicionar cultura doutrinária.

Andança Espírita - Após mais de 30 anos engajados nos ensinamentos da Doutrina Espírita, você tem algum feito que carrega e guarda com carinho que pode compartilhar com os seus leitores?

Wanderley - Com certeza! Tenho muitos, mas a minha família é a realização de maior amor que consegui até agora nesta encarnação.

Andança Espírita - Quais são os seus próximos projetos?

Wanderley - Continuar cada dia mais dedicado ao que os bons espíritos esperam de mim. Tenho 16 livros publicados e 22 escritos esperando a anuência dos amigos espirituais para virem à lume. Temos muitos projetos em relação ao futuro no que tange disseminar as ideias renovadoras destes livros.
Além disso, começarei uma experiência como escritor na qual quero publicar minhas vivências como terapeuta. Em 2011, publicarei meu primeiro livro sobre a depressão. Será uma nova escola na qual espero aprender sempre mais um pouco.

Andança Espírita - Que mensagem você gostaria de compartilhar a todos nesse momento?

Wanderley - Gostaria de recordar que o Espiritismo é uma benção na vida de todos nós. Entramos em um período de maioridade das ideias espíritas. O traço mais marcante desse tempo é a convivência afetiva e autentica. Bezerra de Menezes chama esse período de HUMANIZAÇÃO.
Minha mensagem é a de que devemos estar cada vez mais atentos à essa proposta. Quem desejar melhores noções sobre o assunto pode visitar o Portal Humanizar.

***

Fica o meu agradecimento pela disponibilidade em responder tais perguntas e espero dentro em breve poder participar de um dos eventos Humanizar para contar a todos como foi essa experiência.

Um dia repleto de belos acontecimentos e o reforço do estudo para fortificar ações futuras a todos que colaboram com o regar diários nesta e em outras Sementes de Luz.

Gostou desta Semente de Luz? Que tal curtir e compartilhar com seus amigos?

Nenhum comentário :

Sementes de Luz Plantadas