sexta-feira, 10 de abril de 2015

Entrevista e dica cultural para este final de semana

Compartilhar
Final de semana chegando e você em busca de uma programação que una cultura, entretenimento e uma temática em favor da espiritualidade?

A dica fica para assistir ao espetáculo Xirê Orixá - Divindades da Criação, do diretor, gestor e coreográfico do Centro Teatral e Etc e Tal, Marcio Moura.

Elenco do espetáculo

O espetáculo conta com oito atores/bailarinos que dançam com vestimentas ritualísticas e também retratam seus arquétipos analisando suas semelhanças com seus filhos humanos. Mito e realidade, juntos tendem a despertar no espectador a inevitável pergunta: "de qual Orixá sou filho?”.

Durante a apresentação é possível conhecer um pouco das histórias que envolvem os seguintes orixás: Exu, Ogum, Oxóssi, Oxum, Iansã, Ibeji, Yemanjá, Xangô e Oxála.

A proposta não é doutrinar, apenas apresentar de forma artística e lúdica, sem o estigma cerimonial, levar as informações relacionadas a cada um dos orixás, entreter, e só então, fazer pensar.

A trilha musical escolhida especialmente para o espetáculo mistura toques ritualísticos com os principais interpretes da MPB que versaram sobre a história dos orixás.

Para abrilhantar e conhecer um pouco mais deste espetáculo teatral, segue abaixo a entrevista com o diretor, Marcio Moura.

Blog Andança Espírita – Qual a sua relação com esse universo da cultura afro e seus sincretismos religiosos?

Marcio – Sou de família católica, filho de catequista, mas na adolescência conheci o espiritismo e me identifiquei com a doutrina. Já frequentei o espiritismo, umbanda e o candomblé, sempre em busca de um entendimento dessas manifestações tão presentes em minha vida.

Blog Andança Espírita – Onde você se inspirou para a realização do espetáculo XIRÊ ORIXÁ – DIVINDADES DA CRIAÇÃO?

Marcio – Em 2012, como coreografo da Portela, tive que fazer uma pesquisa sobre o Candomblé, pois no meu trabalho representaria exatamente o sincretismo religioso na Bahia. Terminado o Carnaval ficou a vontade de me aprofundar mais nessa relação e dai surgiu o espetáculo.

Blog Andança Espírita – Você já enfrentou algum preconceito em relação a sua escolha religiosa, como lidou e possivelmente reverteu?

Marcio – Na verdade não. Sinto um preconceito a respeito do espetáculo. Com o tema, mas todos que se dispuseram a ir saíram com essas barreiras derrubadas. Não é um espetáculo religioso. Ele fala de religião... que é bem diferente. Não quer doutrinar. Somente tentar esclarecer... O preconceito está no desconhecido.

Blog Andança Espírita – Há algum momento durante o espetáculo que mexa mais com você?

Marcio – Sou suspeito né? O espetáculo me encanta. Os orixás e suas interpretações me encantam. Mas gosto muito do momento dedicado ao Orixá Ibeji.

Momento do espetáculo onde o Orixá Ibeji é encenado
Blog Andança Espírita – O que o público pode esperar ao contemplar esse espetáculo?

Marcio – Um espetáculo artístico feito com todo cuidado. Uma trilha pensada que mistura toques e MPB. Nada está la por acaso. Nada é a toa. Tudo tem sua simbologia e seus objetivos.

Blog Andança Espírita – Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo XIRÊ ORIXÁ – DIVINDADES DA CRIAÇÃO e estão apenas aguardando convite, qual o recado que você tem para todos que leram a entrevista agora?

Marcio – Como diz o texto: “ Afastem o preconceito, e se deixem levar pelo maravilhoso universo das crenças afro religiosas”. Divertimento garantido.


O Espetáculo Xirê Orixa - Divindades da Criação está na ultima semana no Parque das Ruínas, no Rio de Janeiro, que tal aproveitar a dica cultural e se programar para ir?

Seguem as informações:

Site: Xirê Orixá
Local: Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa
Data: 10 / 11 e 12 de Abril
Horários: Sexta e Sábado às 19h30 e Domingo às 19h00.
Telefones: (21) 2215-0621 / (21) 2224-3922
Valores: R$ 15 (meia entrada para estudantes / residentes e nascidos no Rio de Janeiro)
              R$ 30 (inteira)

Quer ser um dos dois sortudos a ganhar o sorteio de um par de ingressos para a apresentação de domingo?

Clique no link abaixo.

Sorteio Par de Ingressos.

Gostou desta Semente de Luz? Que tal curtir e compartilhar com seus amigos?

Nenhum comentário :

Sementes de Luz Plantadas