sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A Ferradura - Talismã da Sorte

Compartilhar
Como viso aplicar um pouco do conhecimento das vertentes que estão ao nosso redor, venho hoje expor uma história que vem do Povo Cigano. Um povo que é forte, determinado, seguro, alegre, místico e até mesmo sedutor.

A grande personagem desta história é a cigana Mirvana, que através de sua ânsia em se aventurar pelas terras que cercavam a sua caravana, pode dar início uma prática que ainda é visto em muitas casas pelo mundo, o uso da ferradura como um talismã da sorte.

Quem nos conta a partir de agora esta história são os autores, Alberto Marsicano e Lurdes de Campos Vieira, do Livro Os Ciganos na Umbanda.

A Ferradura  Talismã da Sorte

A ferradura é um talismã poderoso para os ciganos; simboliza a boa sorte, atrai a prosperidade e afasta o azar e as energias negativas.

Além disso, representa o esforço e o trabalho, pois é um objeto usado por animais dedicados ao trabalho árduo, como o cavalo, a mula e o boi.

Por isso, está relacionada à luta pela sobrevivência.

Na Umbanda, a ferradura é associada a Ogum e também possui significado semelhante ao que tem para os ciganos. Seu formato é igual ao da onda mineral.

O ferro é o elemento mineral de Ogum e os sete furos são sete portais para essa dimensão mineral.

História da ferradura como talismã

Foto: sxc.hu
Uma caravana cigana viajava pelas estradas da Romênia e, à noite, os ciganos se reuniam em torno da fogueira, para afastar os mulos, maus espíritos que povoam bosques e colinas.

Mirvana, filha do chefe do clã, bela jovem de 18 anos, olhos de fogo e boca em forma de coração, já fora advertida diversas vezes sobre o perigo de aventurar-se sozinha por esses bosques.

Certo dia, a jovem impetuosa montou um fogoso cavalo e aventurou-se à caça de sonhos pelas verdes colinas.

Quatro espíritos maléficos estavam de tocaia: o mulo da má sorte, o mulo da tristeza, o mulo da doença e o mulo da morte. O mulo da má sorte saiu em perseguição da bela Mirvana, perigo percebido imediatamente pelo cavalo. Enquanto a jovem golpeava com seus calcanhares o flanco do cavalo, o mulo se aproximava cada vez mais ameaçador. A jovem suplicava ao cavalo mais esforço, mas ambos não compreendiam por que a marcha diminuía ao invés de acelerar.

A certo momento, procurando reagir com um salto, o cavalo ergueu uma das patas traseiras, na qual balançava uma ferradura que se atingiu a testa do mulo que, com um grito, caiu imóvel de bruços.

Mirvana apanhou a ferradura salvadora e retornou à caravana, onde foram acesas fogueiras de agradecimento, e a ferradura foi solenemente pendurada do lado de fora de sua tenda.

Os outros mulos decerto teriam vindo vingar o companheiro, mas aquele sinal fora para eles uma advertência e ameaça, lembrando que o cavalo ainda tinha três ferraduras, uma para cada um deles.

Desse dia em diante, todo cigano de diversos clãs, e muitos não ciganos, penduram uma ferradura fora de sua tenda ou na porta de sua casa, para afastar a má sorte e os demais mulos. Assim, a ferradura tornou-se símbolo da boa sorte, boa saúde, longa vida e plena felicidade.

Livro: Os Ciganos na Umbanda
Autores: Alberto Marsicano / Lurdes de Campos Vieira
***

Lachi Bar a todos os filhos do céu, estrelas, vento, terra, estradas, fogo e das águas.

Curtiu esta Semente de Luz? Então divulgue aos seus amigos...

Nenhum comentário :

Sementes de Luz Plantadas