terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Como fazer o Evangelho no Lar?

Compartilhar
Salve amigos de andança espírita!

Hoje, inspirado pela realização do Evangelho no Lar em minha residência, venho plantar esta Semente de Luz sem promover uma fórmula, mas facilitar o encontro daqueles que também estão procurando realizar este ato que é uma das formas de encontro com Deus.

O primeiro passo para você fazer o evangelho do lar é definir duas coisas, dia e horário, após a definição, procurar respeitá-los e cumprir, pois será um compromisso seu com o Alto.

Após ter a definição acima, recomendo ter a mãos livros que possam ser uma fonte de estudo e saber para os presentes no evangelho. No momento eu realizo com estes livros: O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns - Ed. FEB, Sabedoria de Preto Velho - Ed. Casa dos Espíritos e o Livro dos Espíritos - Ed. FEB., mas já utilizei outros livros como: Vinha de Luz - Ed. FEB, Ágape, Ágapinho, Ceifa de Luz - Ed. FEB, entre outros, o importante é procurar livros que possam passar mensagens edificantes, reformadoras e reflexivas para serem trabalhadas na prática diária ou ao longo de sua vida.

Lembrando que estamos neste plano para errar, aprender, por em prática e finalmente acertar, mostrando assim através de nossos exemplos o quão gratificante foi o caminho que nos levou a tal acontecimento.

Segue abaixo a forma como eu sugiro realizar o Evangelho no Lar.
  1. Preparação

    Colocar uma jarra ou copos com água para ser fluidificada e outra jarra composta de flores para enfeitar o ambiente.

    * Caso não tenha flores, como uma rosa branca, ainda assim, realize o estudo.

  2. Leitura do Salmo 23

    Defina quem será o responsável pela leitura do Salmo de abertura.

  3. Leitura da Prece de Cáritas

    Defina quem será o responsável pela leitura da Prece de Cáritas

  4. Prece pessoal de abertura

    Defina quem será o responsável por fazer a prece inicial de abertura, sugiro ser o mesmo da leitura do Salmo 23. Esta prece é uma prece de coração, sinta-se a vontade para dizer palavras que venham a sua cabeça, não precisa ser as mais belas, o importante é demonstrar que está ali para aprender.

  5. Pai Nosso

    Defina quem será o responsável por iniciar a oração, tendo a companhia dos demais ao pronunciar. Sugiro ser o mesmo da leitura do Salmo 23.

  6. Ave Maria

    Defina quem será o responsável por iniciar a oração, tendo a companhia dos demais ao pronunciar. Sugiro ser o mesmo da leitura do Salmo 23.

  7. Salve Rainha

    Defina quem será o responsável por iniciar a oração, tendo a companhia dos demais ao pronunciar. Sugiro ser o mesmo da leitura do Salmo 23.

  8. Leitura dos livros

    1°. Evangelho Segundo o EspiritismoInicio por este livro por ter a essência deixada e orientada pelo nosso Mestre Jesus. Abra aleatoriamente, não se prendendo ao meio, início ou fim. Simplesmente abra e tenha a certeza de que você será muito bem orientado no trecho a ser lido e logo em seguida explicado por você com suas palavras. Abrindo assim caminhos para os demais também refletir sobre o texto e complementar se acharem necessidade.

    2°. O Livro dos MédiunsRecomendo começar a ler do início, pois é interessante conhecer as Noções Preliminares, antes de se aprofundar neste livro que contém 350 perguntas realizadas pelo grupo de estudo de Allan Kardec. O livro também possui no final, 34 dissertações espíritas com mensagens de Santo Agostinho, São Bento, São Luís e demais espíritos comprometidos com o Alto.

    *Que tal escolher uma pessoa para se responsabilizar na leitura deste livro?

    3° O Livro dos EspíritosRecomendo começar a ler do início, porém nada impede de ler aleatoriamente as perguntas respondidas pelos espíritos.

    *Que tal escolher uma pessoa para se responsabilizar na leitura deste livro?

    4° Livro (à escolher) - Procure um livro que possa somar aos três outros já lidos, sugestão:

    - Gotas de Luz - Roberto Mendonça Maranho
    - Lições para o AutoAmor - Wanderley Silva
    - Vinha de Luz - Chico Xavier
    - Ceifa de Luz - Chico Xavier
    - Sabedoria de Preto Velho - Robson Pinheiro
    - Vida Feliz - Divaldo Pereira Franco
    - Ágape - Padre Marcelo Rossi
    - Ágapinho - Padre Marcelo Rossi

    * Lembrando que a quantidade de livros aqui indicados pode ser menor ou maior, fique a vontade para decidir. O propósito desta reunião é o estudo e não uma sessão espírita.

  9. Prece pessoal para finalizar

    Recomendo ser a mesma pessoa que fez a prece para abrir o Evangelho do Lar.

  10. Oração da Paz

    Recomendo ser a mesma pessoa que fez a prece para abrir o Evangelho do Lar, tendo a companhia dos demais ao pronunciar essa bela oração que também é conhecida como Oração de São Francisco de Assis.

  11. Água Fluidificada

    Servir todos os presentes a água fluidificada contida na jarra ou em copos.

  12. Guardar

    Guardar tudo o que foi usado para ser utilizado no próximo Evangelho do Lar.

Curtiu essa Semente de Luz? Que tal divulgar aos seus amigos?



Para acessar as orações clique em mais informações.














Nenhum comentário :

Sementes de Luz Plantadas