quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sejam Luz e Sigam com Luz

Compartilhar
Salve as Almas!

Hoje é dia de saudar aqueles que já estiveram ao nosso lado quando encarnados e desse modo, mostrar através do nosso carinho, respeito e saudade o quanto os amamos e queremos que sigam as suas novas vidas como luz.

É assim que inicio esta Semente de Luz para mostrar que a data em si não representa a dor, sofrimento ou solidão, mas sim o reencontro de amigos e familiares que já estiveram entre nós e agora se reúnem em confraternização neste retorno ao lar espiritual.

Pesquisando em uma das obras básicas da Doutrina Espírita, O Livro dos Espíritos, reproduzo a pergunta e a resposta abaixo:

Pergunta 936 - Como é que as dores inconsoláveis dos que sobreviveram afetam os espíritos que as causam?
 
   "O espírito é sensível à lembrança e às saudades daqueles que amou, porém, uma dor incessante e destemperada o afeta penosamente, porque ele vê, nessa dor excessiva, uma falta de fé no futuro e de confiança em Deus e, por conseguinte, um obstáculo ao progresso e, talvez, reencontro."

   Estando o espírito mais feliz do que na Terra, lamentar-lhe a perda da vida é lamentar que seja feliz. Dois amigos estão presos, encarcerados na mesma prisão; ambos devem um dia, ter sua liberdade, porém um deles a obtém antes do outro. Será caridoso que o que permanece fique aborrecido, porque seu amigo foi libertado antes dele? Não haverá mais egoísmo do que afeição de sua parte, em querer que partilhe do seu cativeiro e de seus sofrimentos, tanto tempo quanto ele? O mesmo acontece com dois seres que se amam na Terra; aquele que parte primeiro é quem primeiro se liberta e devemos felicitá-lo por isso, aguardando, pacientemente, o momento em que, a nosso turno, sejamos libertados também.

   Faremos, sobre este assunto, uma outra comparação. Tendes, junto de vós, um amigo que se encontra numa penosa situação: sua saúde ou os seus interesses exigem que vá para outro país, onde estará melhor, sob todos os aspectos. Ele não estará mais junto de vós, momentaneamente, mas sempre estarei em correspondência com ele: a separação será apenas material. Ficaríeis aborrecido pelo seu afastamento, visto que é para o bem dele?

Capítulo: I - Penas e Gozos Terrestres
Versículo: 2 - Perda de Pessoas Amadas
Livro: O Livro dos Espíritos
Autor: Allan Kardec

Diante desta passagem, que tal hoje ao invés de se mostrar triste pelo desencarne, seja de um ente familiar, amigo ou alguém que tenha o merecimento de seu pensamento; promova neste dia através do saudosismo, a lembrança dos momentos felizes juntos e se desapegue dos momentos que geraram algum arrependimento, atrito ou angústia. Quanto ao perdão, sim o momento também é propício a ele, e por ambas as partes, portanto, pratique-o e aceite-o, mesmo que não tenha tido a oportunidade de tê-lo feito na vida do plano material, fazendo-o agora e com as palavras vindas do coração, tenha certeza que elas soarão como bênçãos colhidas tanto para você quanto para a pessoa que tenha o direcionamento desta virtude.

Após esta passagem, proponho a reflexão e gostaria de lhe pedir também que viesse a fazer esta prece. Não precisa ir ao campo santo para fazê-la, pode ser na sua casa, igreja, campo aberto, enfim, onde você achar a necessidade de fazê-la se sentindo bem. Tenha certeza que as palavras irão atingir em cheio aquele ou aqueles que você direcioná-la.

Vamos fazer esta prece que está no Livro O Evangelho Segundo O Espiritismo?

Prece  Pelas Pessoas que Tivemos Afeição

Digna-te, ó meu Deus, acolher favoravelmente a prece que te dirijo pelo Espírito (Dizer o nome). Faze-lhe entrever as tuas divinas claridades e torna-lhe fácil o caminho da felicidade eterna. Permite que os Espíritos bons lhe levem as minhas palavras e o meu pensamento.

Tu, que me eras tão caro neste mundo, escura a minha voz, que te chama para te oferecer nova prova da minha afeição. Deus permitiu que te libertasses antes de mim e disso eu não poderia queixar-me sem egoísmo, pois seria querer que ainda estivesses sujeito às penas e sofrimentos da vida. Espero, pois, resignado, o momento de nos reunirmos de novo no mundo mais venturoso no qual me precedeste.

Sei que a nossa separação é apenas temporária e que, por mais longa que me possa parecer, sua duração se apaga em face da eternidade de venturas que Deus promete aos seus eleitos. Que a sua bondade me preserve de fazer seja o que for que retarde esse instante desejado, poupando-me assim à dor de não te encontrar, ao sair do meu cativeiro terreno.

Oh! Como é doce e consoladora a certeza de que não há entre nós mais do que um véu material que te oculta às minhas vistas! de que podes estar aqui, ao meu lado, a me ver e ouvir como outrora, talvez ainda melhor do que outrora; de que não me esqueces, do mesmo modo que eu não te esqueço; de que os nossos pensamentos constantemente se entrecruzam e que o teu sempre me acompanha e ampara.

Que a paz do Senhor seja contigo.

Prece: Pelas Pessoas que Tivemos Afeição
Capítulo: XXVIII  Coletânea de Preces Espíritas
Livro: O Evangelho Segundo O Espiritismo
Autor: Allan Kardec

Ofereço esta Semente de Luz aqueles que já estiveram presente em minha vida e se encontram no plano espiritual.

Sejam Luz e Sigam com Luz

Curtiu esta Semente de Luz? Então divulgue aos seus amigos...

Nenhum comentário :

Sementes de Luz Plantadas