sábado, 30 de julho de 2011

Entrevista com Francisco Cândido Xavier e as formas de combater a obsessão

Compartilhar
Estive lendo a entrevista que o nosso querido Francisco Cândido Xavier deu para o jornal uberabense "A Flama Espírita", em 20 de setembro de 1958 e separei algumas perguntas com o teor ligado a Obsessão, visando um esclarecimento maior sobre o assunto a todos que procuram lidar inclusive com tais trabalhos em casas espíritas.

***

A Flama Espírita - Desejaríamos saber a sua opinião sobre a melhor maneira de nos isolarmos contra os espíritos perseguidores.

Chico Xavier - Nosso querido Emmanuel habituou-me a dois métodos de libertação gradativa - o primeiro é a oração, pelo qual nos lembramos de Deus; e o segundo é o serviço pelo qual nos esquecemos de nós.

A Flama Espírita - Quais os métodos terapêuticos ideais contra o processo obsessivo?

Chico Xavier - Os Bons Espíritos são unânimes em afirmar que quanto mais nos melhorarmos em Espírito, menores serão sempre as nossas possibilidades de ligação com as forças desequilibradas das sombras.

A Flama Espírita - A epilepsia será sempre resultado do processo obsessivo?

Chico Xavier - Às vezes sim, outras vezes não. Entendemos, porém, que o problema nervoso está presente em todos os fenômenos considerados epileptóides, porquanto, o próprio traumatismo da criatura no campo emocional, pode gerar determinadas manifestações epileptóides sem a presença de espírito obsessor.

A Flama Espírita - Os espíritos obsessores agem com mais facilidade durante o período de sono de suas vítimas? Qual a arma ideal para nos defendermos contra semelhante influência?

Chico Xavier - Tanto no sono quanto na vigília, pelo que nos é facultado saber, a melhor vacina contra a incursão de processos obsessivos é a nossa permanência no trabalho do Bem ao próximo, até que venhamos a adquirir a sublimação espiritual que nos tornará invulveráveis ao assédio de nossos irmãos menos felizes.

***

Quem quiser se aprofundar ainda mais, recomendo o livro A Terra e o Semeador, IDE Editora, que lida com diversas questões respondidas humildemente pelo querido Chico, tendo esta entrevista na integra com a abordagem de outros assuntos.

Curtiu as perguntas respondidas pelo querido Chico Xavier? Então divulgue aos seus amigos...

Um comentário :

Fernandavisconti disse...

Muito interessante esse post... 
:)
paz e luz para todos !
Fernanda visconti

Sementes de Luz Plantadas