terça-feira, 9 de novembro de 2010

Psicografia - A comunicação entre os dois planos da vida

Compartilhar
Como agora nas rodas de conversa espírita o assunto do momento também se extende em como o tema espírita está sendo exposto aos demais credos é como o assunto tem sido interpretado pela sociedade com tantas mensagens atingindo os meios de comunicação de massa.

Planto hoje nesta Semente de Luz um tema sobre a psicografia, tendo por indicação o ultimo filme espírita lançado, As Cartas Psicografadas de Chico Xavier que também é destaque aqui no Blog.

Pensa aí, quando a palavra psicografia vem a sua cabeça, quais palavras ou imagens acompanham ela? A minha vem, mensagens do outro lado (desencarnados), Chico Xavier, Allan Kardec e é claro os livros. Creio que a maioria segue o mesmo tipo de raciocínio e por isso busquei nesse apanhado de palavras, o entendimento de como se procede a psicografia.

No livro Missionários da Luz de André Luiz que é psicografado pelo saudoso Francisco Cândido Xavier, há uma bela passagem que explica e muito bem esse tipo de trabalho, tendo o resumo descrito no livro Mentores de André Luiz da autora Isabel Scoqui pela Editora EME.

"Naquela noite, somente um tarefeiro estava em condições de trabalhar no intercâmbio mediúnico. O médium, para ser fiel ao mandato superior, necessita de clareza e serenidade. De outro modo, as ondas de inquietude pertubam a projeção sobre a materialidade terrena, como as águas revoltas não refletem as imagens do céu e da natureza ao redor. Quem quer se prestar ao intercâmbio desejado, precisa renunciar a si mesmo, com abnegação e humildade, fatores fundamentais à permuta com as regiões mais elevadas. Necessita calar, para que os outros falem; dar de si próprio, para que os outros recebam. Sem essa compreensão do espírito de serviço, não é possível atender a propósitos edificantes.

Alexandre convidou André a se aproximar do méium psicográfo. Ofereceu-lhe o auxílio magnético, para que pudesse melhor observar os complexos processos da transmissão da mensagem. André sentiu que sua capacidade visual aumentou consideravelmente. Percebeu, então, que as glândulas do rapaz, transformaram-se em núcleos luminosos. Deteve-se, porém, na contemplação do cérebro, que se fazia fulgurante. Os lobos cerebrais, as células corticais e as fibras nervosas participavam de um impressionante concerto mental, onde a epífise se detacava na emissão de intensos raios azulados.

A epífise não exerce somente o poder de controle sexual no período infantil, como acreditam os méicos terrestres. Vista do outro lado da vida, percebe-se uma função muito mais importante, presidindo os fenômenos nervosos da emotividade. Órgão de elevada expressão no corpo etéreo, com o poder de desatar os laços divinos da Natureza, que ligam umas existências às outras. É poderosa usina, que deve ser aproveitada e controlada no serviço da iluminação, refinamento e benefício da personalidade e não relaxada no gasto excessivo nas emoções de baixa classe.

O instrutor explicou ainda que a transmissão de mensagens de uma esfera para outra exige esforço, boa vontade, cooperação e propósito consistente. Embora o treinamento e a boa vontade do médium facilite o trabalho, a colaboração magnética dos trabalhadores espirituais é imprescindível. Ainda que os encarnados não tenham consciência do mecanismo intrínseco do intercâmbio, o médium é objeto de atenção especial, sendo convenientemente assistido. As células nervosas recebem corpúsculos necessários aos processos de inteligência; temente atendidos para que não haja comprometimento da saúde do trabalhador. São evitados os dispêndios das reservas nervosas e choques das vísceras.

Atendidos todos os requisitos para o evento, André percebeu que o médium parecia quase desencarnado. Suas impressões grosseiras, de carne, haviam desaparecido, tamanha intensidade de luz que o cervava, oriunda de seus centros perispirituais. Observava uma anatomia nova, onde cada célula era um motor elétrico, que necessitava de combustível para funcionar, viver e servir.

As observações foram suspensas. Chegara a hora de agir. Alexandre chamou Calixto, que era a entidade designada a se manifestar naquela noite. Lembrou-o de sua missão consoladora e pediu que evitasse particularismos, pois a oportunidade era limitada e deveria considerar o interesse de todos.

Calixto postou-se ao lado do médium, que o recebeu com evidente sinal de alegria. Enlaçou-o com o braço esquerdo e, alçando a mão até o cérebro do rapaz, tocou-lhe o centro da memória com a ponta dos dedos. A luz mental do comunicante misturava-se às irradiações do trabalhador encarnado. Alexandre se aproximou da dupla em serviçoe colocou a destra sobre a fronte do colaborador humano, procuranod evitar interferências no aparelho mediúnico.

Calixto mostrava enorme alegria no semblante e começou a escrever, apossando-se do braçodo companheiro e iniciando o serviço com as belas palavras: A paz de Jesus seja convosco!"

Esse texto informa de maneira explendida como essa comunicação entre o outro lado para com o nosso procede. Espero que possa ter elucidado as dúvidas.

Um dia repleto de luz e compreensão a todos.

Nenhum comentário :

Sementes de Luz Plantadas