terça-feira, 27 de abril de 2010

EntreMédiuns - O Ano em que Faremos Contato (E eu fiz) Parte I

Compartilhar
Após três proveitosos dias em Minas Gerais, Belo Horizonte, finalmente terei a felicidade em informar como foi o EntreMédiuns 2010 - O Ano em que Faremos Contato (contatos não faltaram por parte dos ambos os planos).

Na sexta-feira o evento que foi aberto com uma apresentação artística após uma prece, ganhou tons de humor por parte do comediante Saulo Laranjeira - trabalha no programa A Praça é Nossa do SBT -, com um show pra lá de engraçado com diversas situações, ou melhor, esquetes sobre fatos da vida cotidiana.

Logo em seguida, o ciclo de palestras foi iniciado pelo baiano, psicoterapeuta holístico, atuante na linha junguiana Djama Argollo expondo o seu ponto de vista diante da temática: Resgatando o sentido da mediunidade. Mostrando a que veio, fez declarações polêmicas sobre Emmanuel e sobre a Caridade, não titubiou em momento algum, se manteve firme quanto aos seus dizeres, principalmente ao dizer que os nossos mentores estão tão enrascados quanto nós, pois precisam atuar junto aos médiuns para resgatar e auxiliar nós meros espíritos encarnados.

No dia seguinte, já a postos para a apresentação do Minicurso 1 - O processo de Cura - Tratamento através do magnetismo, realizado pelo também nordestino Jacob Melo, estudioso do magnetismo e autor dos livros O passe e o Manual do Passe (ainda não li ambos, mas pelas indicações por parte de quem leu e pelo conhecimento exposto é muito válido de ser comprado e praticado junto a leitura).

Jacob, apresentou uma excelente palestra, demonstrando uma segurança inabalável diante da bagagem vivida ao longo de seus anos; ele trabalhou as suas palavras em cima de três elementos imprescindíveis para o acontecimento do milagre interior e exterior sendo a fórmula, digamos assim: Vontade + Magnetismo + Fé = Realização do que se deseja. Complementando que se a pessoa não conseguir algo é porque não há realmente vontade e estudo para ser conquistado, pois tudo depende do envolvimento com o assunto.

Ele cita inclusive uma regra que Allan Kardec registra no Livro dos Médiuns: "Todo aquele que queira evitar os percalços peculiares a prática, comece pelo estudo prévio da teoria - Nós estamos defasados, não conhecemos a teoria espírita, porque não estudamos com profundidade, assim como não conhecemos o magnetismo, tendo a referência da obra de Agnaldo Medici..."

Resumindo e reforçando, quando possuímos um ardente desejo conseguimos tudo, mas a boa vontade lhe amarra. O que realmente auxilia é a VONTADE, ou seja, a vontade desejada realmente é a cura e recompensa pelo que sentimos necessidade de ter, seja um emprego, uma promoção, um(a) namorado(a), uma solução diante de um problema, ou auxílio, enfim, algo que você realmente almeje no momento. Sem esquecer é claro o estudo para que tenhamos as nossas vitórias não apenas desejadas, mas adquiridas.

Após o curso, tivemos a apresentação artística da banda Oficina Musical, animando todos com as suas músicas em prol do louvor a Jesus. A apresentação também remeteu sucesso ao evento que ainda prometia com as palestras que estavam por vir.

Logo em seguida tivemos o início da palestra ministrada por Marcos Leão, um dos fundadores da Sociedade Espírita Everilda Batista, com o tema: Evocando os Espíritos.
Com todo o seu ar carismático para prender a atenção, inclusive por ser ovacionado ao entrar no palco, já era de se esperar belos dizeres diante do tema.

A sua palestra foi envolvida por puro magnetismo diante de seu carisma, atraindo todas as atenções possíveis e necessárias sobre suas palavras. Um dos pontos iniciais que foi a frase "O telefone toca de lá pra cá" sendo exposto como uma característica da mediunidade do Chico Xavier, tendo as seguintes afirmações: "O telefone toca de lá pra cá? Talvez seja em relação a característica da mediunidade do Chico, não é verdade? No trabalho que ele tinha por desenvolver". Parando para pensar, isso é aceitável, pois desde criança quem procurava o Chico eram os espíritos e não o contrário.

Outro ponto foi em relação a evocação por parte de quem os pratica a esmo. A entidade ou espírito pelo qual se chama, receberá o recado, agora, caberá a disponibilidade do mesmo, onde o chamado mesmo que não vá ao local, alguém estará lá para responder por ele, porém cabe ao médium saber identificar se trata do verdadeiro espírito. Como? Através do estudo e percepção mediúnica junto às palavras e energia do espírito evocado.

Teve outra passagem muito válida de ser exposta aqui, sendo ela: "Os espíritos superiores adoram ser questionados. Perguntar sobre pontos, desenhos, gestos é aceitável sim por eles". Vamos aproveitar e tirar todas as dúvidas possíveis e necessárias quando se fizerem presentes.

Foi uma palestra rica no incentivo ao treinamento da perspectiva do médium para que ele exerça esse processo de evocação inclusive na questão incorporação, de modo a deixar com que o espírito se mostre o mais próximo possível de suas características gestuais quando ainda encarnado, facilitando assim o reconhecimento dos que se façam presentes numa sessão espírita.

Um rápido intervalo se deu após a palestra do Marcos para que fosse iniciada a palestra sobre Passes Magnéticos: sua função, sua aplicação com o Jacob Melo.

Ele abordou inicialmente as ferramentas necessárias e os grandes utilizadores desta técnica embrenhada no puro magnetismo, o trecho a baixo foi dito em sua palestra.

"Se não temos mente, não podemos refletir sobre qualquer idéia que seja contraria a nós, se não temos coração aberto, não conseguimos abraçar qualquer pessoa que batendo em nós, ofereça qualquer tipo de resistência por preconceito ou por limitação de como nós nos entendemos. Esta ideia, a primeira vez que ouvi explicitamente, foi numa revista de economia onde o senhor Forbes, que é uma das maiores autoridades da imprensa da economia do mundo, ele sendo perguntado sobre o que fazia de diferente um homem que tinha sucesso e os homens na grande maioria não tinham sucesso, ele colocou que a única diferença era exatamente que o homem de sucesso tem a mente aberta.

No nosso caso espírita, eu me apropriei da idéia dele e acrescentei que como espíritas, precisamos ter a mente aberta sim, mas o coração igualmente, porque até que encontramos pessoas que tenham o coração aberto, mas a mente está fechada e encontramos pessoas que tem a mente aberta, mas um coração está igualmente fechado. E em ambas situações encontramos muita dificuldade para caminhar, nós queremos ter a liber
dade, a liberdade de saber, de fazer, de agir, de não agir, pra isso precisamos ter muito bem definido o que nós vamos ter aberto em nós. É muito comum agente querer que o outro esteja aberto e acessível, mas se eu não estiver aberto e acessível o diálogo não existe, a troca de vibrações fica interrompida, a interferência magnética entre os dois fica complicada e quando nós queremos saber qual é a função do magnetísmo em nossa vida, nós temos obrigatoriamente que abrir a mente, até porque o magnetismo, ele sofreu ao longo da história três grande fechamentos. O primeiro quando surgiu lá desde a primeira cultura egípcia, logo depois que os grande faraós e os seus seguidores imediatos se foram entramos numa fase totalitária de desconhecimento das práticas magnéticas, viemos a nos focar em Jesus, Jesus trás de volta todo o potencial magnético e num campo principalmente da aplicação, ele aplicou muito mais do que falou a respeito. Mas logo depois que Jesus vai embora, agente arquiva tudo isso, na hora em que Ele diz que nós podíamos fazer o que Ele podia fazer e até mais, nós substituímos isso pela vontade de Deus, como que se a vontade de Deus, ela não se expressasse através da criatura, então nós nos abstivemos outra vez e deixamos que Deus se resolvesse tudo sozinho. Como Deus só resolve as coisas através das criaturas, então tudo isso parou pela segunda vez na humanidade. Veio então Mesmer, Mesmer agora com uma condição muito própria, porque ele estava num período social, político e filosófico, extremamente fértil, ele vê no meio da sociedade que dava melhor condição para se estabelecer e ele ainda trazia um título que teoricamente fazia com que todo mundo ficar calado, ele era médico, apesar disso, apesar de todas as evidências, Mesmer trás o magnetismo de volta pra humanidade e mais uma vez nós jogamos tudo isso e como se não bastasse, nós os espíritas, fizemos a mesma coisa, descartamos tudo isso. E agora estamos pagando o alto preço de ter que fazer ele ressurgir, mas para ele ressurgir é muito trabalhoso".

Esse trecho retrata fielmente os dizeres de Jacob Melo, que deu um show não só ao expor o seu ponto de vista, mas todo o conhecimento que veio e ainda adquire ao longo de sua encarnação.

Após esse espetáculo de palestra, houve um intervalo e a apresentação artística por parte da banda Bênçãos de Paz, que só fez ampliar a energia positiva que estava presente no ambiente.

Continuando a série de palestras, agora chegou a vez de Djalma Argollo apresentar o tema: O médium e seu relacionamento com o dirigente da reunião.

Cito apenas dois pontos em referência a todo um apanhado de informações bem úteis a todos que fazem parte de uma corrente junto ao trabalho espírita de uma casa.

"Todo e qualquer médium deve saber aceitar crítica trabalhando dessa maneira a humildade. Dessa forma a máscara de fascinação diante do desenvolvimento seja usada".

"Ao se lidar com um espírito, seja entidade, seja obsessor, procurar tratá-lo de forma normal, sem endeusá-lo ou temê-lo, pois a única diferença que temos diante deles nesse momento é que eles estão desencarnados e nós na carne ainda".

Uma dica que achei bem interessante e provavelmente me ajudaria em um caso de suporte a desobsessão seria, o riscar de um círculo no chão com um giz (pemba) ao redor de um médium ao ver a situação fora de controle. Dessa forma irá gerar um campo de força magnética onde o espírito incorporado irá ser contido diante do espaço criado.

A palestra foi bastante esclarecedora, principalmente para aqueles que carregam alguma responsabilidade diante das casas ou sessões que participam

Bem, por hoje, deixo esse apanhado de informações, acredito que já dê para sentir o quanto foi oportunizador participar de um evento que a cada passo dado gerava mais e mais informações importantes para serem canalizadas e trabalhadas junto às casas de oração e caridade espalhadas pelo Brasil e pelo Mundo. Amanhã termino o segundo dia relatando as palestras do Leonardo Möller e do Robson Pinheiro.

Para visitar os dias que sucederam é só acessar os links ao lado: 2° Dia - 3° Dia

Que as bênçãos diante da vontade de cada um tragam cada vez mais conhecimentos e aprendizados salutares de serem postos em prática.

Nenhum comentário :

Sementes de Luz Plantadas