quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Pontes para ultrapassar e olhares para libertar

Compartilhar
Por Daniela Porto

Como já compartilhei em outro post, mergulhei nas palavras edificantes do livro "Quem me Roubou de Mim" do Padre Fábio de Melo. Quase no final do livro o autor me surpreendeu com um capítulo que arrancou lágrimas dos meus olhos de tanto amor que conseguiu expressar com suas palavras.

O título do capítulo é: "Jesus e seu olhar simbólico".

O Padre Fábio fala que todo os seres de luz que passaram e passam pela terra (Francisco de Assis, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, entre outros) deixam pontes de ensinamentos para que a gente possa atravessar e evoluir. Deus enviou Jesus para ser também o construtor de uma dessas pontes. Quando encarnado, dava ao povo a chance de sair da escuridão imposta e voltar a fazer parte da sociedade, com parábolas, utilizava apenas o poder das palavras e do exemplo.

"Os discursos de Jesus são sempre simbólicos. Neles prevalecem um ensinamento que extrapola o significado das palavras. Na condição de pontes, as palavras dilatavam o coração dos ouvintes, propondo-lhes fazer o mesmo que fez o povo de Israel: atravessar o deserto, fazer a travessia que lhes proporcionaria alcançar a libertação."

Quanto ao olhar libertador, ele cita belamente a passagem da prostituta que seria apedrejada, de uma forma linda jamais contada antes, e que mostra que o olhar simbólico de Jesus traz de volta o amor próprio e a força para recomeçar.

"Jesus chegou perto. Preferiu não gritar. Utilizou-se de uma linguagem que é infinitamente superior à linguagem das palavras: o olhar. Fixou os olhos na mulher e começou a dizer, sem dizer, tudo o que ela precisava ouvir naquela hora...

... Aqueles olhos a devolviam a si mesma. Ela, que tantas vezes fora roubada, levada de si, agora estava diante de um homem que lhe restituía o que a vida lhe levara."

Porque a multidão que julgava e condenava, sem olhar para os próprios pecados iria apedrejar a prostituta? É muito mais fácil seguir a multidão do que buscar o olhar raro no meio dela, ou ser o próprio olhar raro para o próximo.

Que nós possamos não só atravessar as pontes, mas ajudar a construir muitas pelo nosso caminho.

Que nós possamos lançar um olhar raro a quem precisa e ajudá-lo a se encontrar.

Que nós possamos  identificar um olhar raro que busca os nossos olhos, para nos ajudar a encontrar a nós mesmos.

Gostou desta Semente de Luz? Que tal curtir e compartilhar com seus amigos?

Nenhum comentário :

Sementes de Luz Plantadas