sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Sessão Pipoca - Besouro

Compartilhar
Besouro, Filme, Capoeira, Bahia, 1920

Tive o privilégio de assistir este filme no cinema. Ele contrasta entre a prática de ações com sabedoria a pura ignorância do homem motivado pelo poder, orgulho e paixões escusas.

Besouro é um filme brasileiro que conta a vida de Besouro Mangangá, um capoeirista baiano da década de 1920, a quem eram atribuídos feitos heroicos e lendários. Estreou nos cinemas do Brasil no dia 30 de outubro de 2009.

Um atrativo a mais nesta história é a forma como a natureza, fé e o sagrado são relacionados ao serem apresentados como Orixás.

Uma curiosidade sobre esta produção é a que Huen Chiu Ku, coreógrafo de Kill Bill, é o mesmo responsável pelas cenas de luta do filme. Alimentando assim, uma característica de uma produção nacional de qualidade.


***
Diretor: João Daniel Tikhomiroff
Elenco: Aílton Carmo, Macalé dos Santos, Jessica Barbosa, Anderson Grillo, Sérgio Laurentino, Adriana Alves 
Ano de Lançamento: 2009
Gênero: Ação / Aventura
País de Origem: Brasil

Sinopse:

Bahia, década de 20. No interior os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel Henrique (Aílton Carmo), que quando criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). O tutor tentou ensiná-lo não apenas os golpes da capoeira, mas também as virtudes da concentração e da justiça. A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manoel teve com o inseto, que segundo suas características não deveria voar e Mangagá por causa da sua flexibilidade e facilidade de desaparecer quando a hora era para tal. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.


saiba mais

Sessão Pipoca - Conversando com Deus

Sessão Pipoca - Energia Pura (Powder)

Sessão Pipoca - Poder Além da Vida


Possuindo alguma sugestão de filme com a mesma temática, fique a vontade para entrar em contato.

Gostou desta Semente de Luz? Que tal curtir e compartilhar com seus amigos?

Nenhum comentário :

Sementes de Luz Plantadas