quarta-feira, 3 de julho de 2013

Entrevistado do Mês – Juvenil Sampaio

Compartilhar
E para iniciar bem o mês de Julho, hoje exponho uma entrevista que propus a Juvenil Sampaio, modesto trabalhador da Doutrina Espírita, como se intitula, e não posso deixar de citar torcedor do América Futebol Clube.

Atualmente com 92 anos, Seu Juvenil, como é mais conhecido na Sociedade Espírita Jorge, instituição de cunho religioso que frequenta desde os nove anos, tem boas histórias relacionadas a vida espiritual, como as que disponibilizo nessa entrevista que teve momentos regados por boas gargalhadas e pelo mais puro saudosismo ao lembrar de seus parentes, amigos e sua amada esposa, já desencarnados.

Pude ter uma aula de como confiar plenamente na espiritualidade que esteve muito presente durante a entrevista, afirmo isso, pois estávamos rodeados por uma energia muito agradável em sua sala de estar, o que me fez sentir a vontade, mesmo promovendo perguntas com temas delicados.

Enfim, o encontro foi bem espirituoso, e ainda me proporcionou dois tipos de presentes, um referente à orientação passada pelo seu anjo da guarda, como ele trata o seu guia espiritual e outro com um exemplar de seu mais recente livro, O Além em Nossas Vidas.

Sintam-se a vontade para conhecer um pouquinho de sua história pelas perguntas abaixo.

Andança Espírita - Como foi o seu primeiro contato com a Doutrina Espírita?

Foto: Tania Ricciardi
Juvenil Sampaio - Eu tinha nove anos de idade, eu estava repetindo o terceiro ano na escola, pois naquele momento eu era alvo de entidades inferiores que me fizeram ter diversos cacoetes. Hoje eu reconheço o bem que me causaram, pois foram elas que me levaram a Doutrina Espírita, onde eu recebendo os passes e a orientação necessária nunca mais sofri qualquer tipo de ofensiva. No mesmo ano, após repetir um devido os efeitos da obsessão, eu pude retornar de modo sadio aos meus estudos e nunca mais em minha vida eu repeti um ano sequer tendo a minha formação com 19 anos em Contador. 

Andança Espírita - Como era visto por seus familiares a Doutrina Espírita?

Juvenil Sampaio - Nasci em berço católico, e minha mãe com a minha integração na Doutrina Espírita, tornou-se espírita praticante, assim como meu pai, e toda a minha família começou a ingressar na doutrina, e hoje somos todos espíritas atuantes, com muita gratidão e sinceridade, pois a Doutrina Espírita que abrange todo o conhecimento humano e da vida trás para todas as criaturas sempre horizontes novos em que se reconheçam como eternos aprendizes. Ao praticar tais ensinamentos cada um se torna mais consciente de seus atos.

Andança Espírita - Ainda com relação ao primeiro contato com a Doutrina Espírita, o senhor possuiu incentivo de alguém para frequentar uma instituição religiosa? E qual foi a primeira que veio a frequentar?

Juvenil Sampaio - A primeira casa que eu frequentei foi a Tenda Espírita Jorge que atualmente se chama Sociedade Espírita Jorge. Eu frequentava com 9 anos de idade com a presença de minha Tia Maria que me adorava, e que me levava, porém a minha tia casou e eu comecei a frequentar o centro sozinho ainda menino, porque era perto de casa e a minha mãe permitia. Eu ia sempre as reuniões. E os diretores uma vez me perguntaram: - Juvenil, porque você vem sempre as reuniões se você não entende nada que os oradores falam? E eu respondi: - Vocês estão enganados, tudo o que eles dizem para mim não constituem novidade, já ouvi isso em algum lugar eu conheço isso. E eles ficaram muito intrigados, e hoje eu sei porque, eu tenho certeza absoluta que eu fui francês em outra encarnação e acho que da época de Kardec, e eu conheci o Livro dos Espíritos quando foi publicado lá, me tornando espírita, daí não me parecer nada diferente do que palestravam. Já adolescente com pouca idade, já fazia palestras no centro como se tivesse conhecimento de longos anos. 

Andança Espírita - Como surgiu a Sociedade Espírita Jorge?

Juvenil Sampaio - Um dos nossos diretores, 20 a 30 anos passados, não tenho como precisar a data, foi fazer o registro para tornar a Tenda Espírita Jorge de utilidade pública a fim de não ter que pagar impostos. Ao ir ao cartório para o registro ele disse que a casa se chamava Tenda Espírita Jorge, e o escrivão colocou como Umbanda, mas o diretor informou que o centro se tratava de uma sociedade com estudos kardecistas, e isso gerou uma discussão no local, pois o escrivão não acreditou. Após essa cena, o diretor expôs o acontecido aos outros membros da diretoria e foi feita uma assembléia geral onde se propunham três nomes e venceu por votação, Sociedade Espírita Jorge, que foi então registrada novamente, pois já tinha um registro, porém agora como utilidade pública. 

Andança Espírita - A SEJ sempre existiu no endereço presente - Rua Luís Barbosa, 36  Vila Isabel?

Juvenil Sampaio - Não, ela passou por outros quatro endereços começando na Rua Barão de Cotegipe, depois Rua Barão de São Francisco, Rua Visconde de São Isabel, Rua Luis Barbosa - n° 136 até se mudar para o endereço presente, onde o terreno foi doado por uma frequentadora nossa e tendo esse prédio de três andares demorado oito anos para ficar pronto, pois era construído de acordo com o dinheiro que ia entrando. 

Andança Espírita - Ao longo dessa história, o senhor possuiu algum cargo na SEJ?

Juvenil Sampaio - Eu passei por diversos cargos, fui bibliotecário, tesoureiro, Vice-Presidente, Presidente, até que chegou um tempo que eu tive que dar a oportunidade a outros. Atualmente faço parte da diretoria responsável por trabalhos mediúnicos. 

Andança Espírita - Na sua concepção, o que representa um Grupo Mediúnico?

Juvenil Sampaio - Representa o campo estrutural, a coluna vertebral da casa, o corpo mediúnico tem por objetivo a educação mediúnica e cumprir aquilo que Jesus determinou, não educar a sua mediunidade apenas para ficar em casa e dizendo sou médium da casa de tal, não, ele tem que servir, porque Jesus disse que veio ao mundo para servir, então o médium tem que servir, aplicando passes, dando orientações a quem precisa, a mão a quem cai, enfim, praticando a caridade. 

Andança Espírita - Qual a maior orientação que o senhor pode receber e indicar aos leitores deste Blog?

Juvenil Sampaio - As maiores orientações que eu recebi foram todas elas baseadas no Evangelho de Jesus e são as mesmas que eu posso recomendar. 
Quadro Pai Joaquim
Foto: Tania Ricciardi

Andança Espírita - Qual o caso mais grave que o senhor lidou em termos espirituais e como foi revertido?

Juvenil Sampaio - O caso mais grave foi de uma pessoa que apareceu em minha casa, completamente obsediada. O obsessor era de tal natureza que a fazia rolar no chão pronunciando palavras desconexas e dialetos africanos que eu desconhecia, completamente desorientada, cega, entrou em minha casa com meu auxílio e segurando a minha mão, e depois de muita prece, muita orientação espiritual, ela saiu daqui outra criatura, ajoelhando inclusive em agradecimento a Pai Joaquim que retrato nesta pintura, feita por mim, aqui em minha sala. Graças a ação espiritual que nos foi oportunizada.

Andança Espírita - Em sua casa há diversos quadros, o senhor ainda pratica este dom?

Juvenil Sampaio -  Eu sou artista plástico também, e dou aulas de pintura em meu ateliê aqui em casa. Esta aula é totalmente gratuita. (Após a entrevista ele me levou a seu ateliê e conheci outras histórias que envolveram esse outro dom desenvolvido em sua presente encarnação).

Andança Espírita - O senhor possui alguns livros publicados, de onde surgiu a inspiração para escrevê-los? E qual a recomendação para aqueles que pretendem escrever um livro relacionado a vertente espírita?

Juvenil Sampaio - Eu não acredito que eu escreva sozinho, eu acredito que tenho a inspiração e o  auxílio de um grande escritor brasileiro na realização desta tarefa. O primeiro livro que eu escrevi, O Estranho Vizinho, publicado em 1971, teve 10 edições, ganhando projeção internacional e a indicação em um Grand Prix da França na categoria infanto-juvenil, concorrendo com os autores, Ziraldo - Livro Flics, Leny Werneck - Livro O Velho que foi Embora, Walmir Ayala - Livro A Pomba da Paz, Monteiro Lobato - Livro A chave de Tamanho. Além de ter este mesmo livro com uma edição catalogada na biblioteca de Munique, Alemanha, com o título de Best of the Best, sem esquecer do reconhecimento e certificado de catálogo na biblioteca do Teerã, Irã.

As recomendações estão todas relacionadas ao conhecimento da Doutrina Espírita, a pessoa interessada tem que ter lido pelo menos o Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo e os demais livros de Allan Kardec, o resto é seguir a intuição e as suas possibilidades.

Foto: Tania Ricciardi
(Neste momento após solicitar o O Livro dos Espíritos e pedindo orientação a espiritualidade, abro em uma página que contém a pergunta abaixo).

Andança Espírita - Capítulo 4 da Segunda Parte relacionado a pluralidade das existências na pergunta 218 relacionada as ideias inatas que relaciono abaixo:
Parte Segunda Mundo Espírita ou dos Espíritos

Ideias inatas

218 O Espírito encarnado conserva algum traço das percepções que teve e dos conhecimentos que adquiriu em suas existências anteriores?
– Ele possui uma vaga lembrança, que lhe dá o que se chama de ideias inatas.

Após ler, solicito ao Seu Juvenil para compartilhar de seu entendimento sobre esta pergunta.

Juvenil Sampaio - Hoje há um termo mais moderno que se chama inconsciente, eu posso dar como exemplo o seguinte, eu estudei francês no ginásio, isso tem mais de 70 anos, nunca mais participei de qualquer curso de francês, e eu leio francês e falo francês, dai o meu inconsciente revelar que eu fui francês em uma outra vida. E as vezes eu procuro falar francês e uso termos que não sabia existirem, me levando ao dicionário para revelar que existem. 

Andança Espírita - Para o senhor o que significam estas palavras?

Intuição - É de natureza espiritual e que pessoas têm e não sabem, e às vezes dizem, como eu sou inteligente, como eu de repente me lembrei disso, como de repente modifiquei o meu itinerário, sem saber que na realidade é o seu anjo da guarda que lhe protege, lhe ampara e lhe dá aquela intuição. 

Saudade - É uma coisa que eu não gostaria de falar no momento, porque é uma saudade imensa daquela que me acompanhou durante 52 anos e que eu tenho ainda por ela uma paixão enorme e eu peço desculpas a você para não prosseguir, se não vou chorar e estragar a entrevista, e tenho saudade também do tempo de infância querida, como disse o poeta Casimiro de Abreu, são instantes que não voltam mais.

Humildade - É o sentimento primordial que todas as criaturas devem ter, que infelizmente não tem, existem criaturas tão vaidosas que dizem que se elas construíssem o mundo, seria um mundo melhor, desconhecendo que elas fazem parte de uma partícula de um mundo imenso que não sabem nada, que não conhecem nada, que são criaturas infelizes que acham que construiriam um mundo melhor e não sabem às vezes construir a sua própria vida. 

Andança Espírita - Qual o significado desta frase?

Fora da caridade não há salvação - Sim, um dos preceitos aliais, ditos por Jesus, não é? Porque a caridade é a base do sentimento humano, a caridade não é dar esmolas, a caridade é atender uma pessoa, saber ouvir uma pessoa, sorrir para alguém, amparar alguém, dar conselhos construtivos, levantar uma pessoa que caiu na rua, não rir da tragédia alheia, enfim, fazer o bem em todos os sentidos.

Andança Espírita - Qual o significado destes nomes?


Chico Xavier - Assim como Bezerra de Menezes, Inácio de Bittencourt, Francisco de Assis, Santo Agostinho, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, é um espírito sublime, que não possui mais necessidade de retornar a Terra a não ser como missionário, pois tem a alma tão pura. E eu tenho uma admiração imensa assim como por todos os citados. 

Jesus - É a expressão máxima, é a maior entidade que já veio a Terra, é o governador do nosso mundo e ele representa tudo que o mundo possa expressar-se de bom, de maravilhoso, de luz, enfim é uma luz constante em nossas vidas. 

Juvenil Sampaio - Um modesto trabalhador da Doutrina Espírita que procura de alguma forma viver a sua vida dentro daquilo que aprendeu e estudou. 

Andança Espírita - Quando o senhor desencarnar como espera que seja a sua recepção?

Juvenil Sampaio - Eu espero a recepção por meus familiares, por minha mãe, meu pai, minha querida esposa, minhas tias e todos aqueles que fizeram parte de minha vida e que já se encontram lá, é o que eu espero.

Andança Espírita - Uma citação especial?

Juvenil Sampaio - Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. 

Andança Espírita - Para finalizar, solicitaria uma mensagem para todos os leitores do Blog Andança Espírita.

Juvenil Sampaio - Tenham fé em Deus, acreditem em Deus, não vejam as suas vidas como processos errados de Deus, como muita gente pensa, Deus me abandonou, Deus não se lembra de mim, Deus me deu uma vida horrível, Deus me deu situações tenebrosas. Não pensem assim, todos nós estamos em um planeta de provas e expiações, todos nós temos tarefas a cumprir, nós temos que aprender a praticar o bem, para evitar as coisas ruins, por isso há o livre arbítrio dizendo: o plantio é livre, mas a colheita é obrigatória, nós as vezes nos queixamos de não termos praticado nada que nos levem ao sofrimento presente, mas esquecendo que através da lei de reencarnações, nós no passado fizemos muito mal e a justiça divina jamais deixa de se fazer sentir e aplicar em todos aqueles que são filhos de Deus. É esse o meu conselho que eu dou a todas as criaturas humanas, espíritas ou não espíritas. Que não deixem de acreditar em Deus, que não deixem de acreditar nas forças dos espíritos superiores, independente da crença praticada, não deixem de acreditar em uma força maior, que são essas que sempre fazem com que nos sintamos fortes para poder enfrentar as vicissitudes da vida e os obstáculos que sempre aparecem em nossas vidas.



Segue uma música gravada por Juvenil Sampaio para expor um de seus talentos.


Curtiu esta entrevista? Que tal divulgar aos seus amigos?

Nenhum comentário :

Sementes de Luz Plantadas