quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Salve Iemanjá - Rainha do Mar!

Compartilhar
Olá amigos e amigas de andança espírita!

Hoje venho lembrar a todos a beleza que esta data nos trás, com a representatividade voltada para a Rainha do Mar, Mãe e protetora, Iemanjá.

Este Orixá que está sempre amparando, pelo sentimento materno, gera campos intuitivos àqueles que têm em sua essência a beleza de confortar e proteger os que se encontram ao redor, como verdadeiros filhos.

Iemanjá, que através das raízes africanas é cultuada na Umbanda e no Candomblé é, também, descrita nas pesquisas que o francês com a alma baiana, Pierre Fátúmbí Verger, realizou em sua vida como no livro Dieux d´afrique (1954).

Um livro atual que apresenta também, diversos mitos sobre Iemanjá, se chama Mitologia dos Orixás (2000), da editora Companhia das Letras e de autoria do sociólogo Reginaldo Prandi.

***

Iemanjá - Lenda Iorubá

Iemanjá era filha de Olokum, deus (em Benim) ou deusa (em Ifé) do mar. Iemanjá foi casada com Orumila, deus da adivinhação mais tarde casou dom Olofin, Rei de Ifé, com que teve dez filhos, que correspondem a Orixás.

Iemanjá foge em direção a oeste, pois se cansara de Ifé. Olokum lhe dera uma garrafa contendo um preparado para usar se precisasse, ela deveria quebrar somente em caso de extremo perigo.

Iemanjá foi viver no entardecer da terra, o oeste Olofin Odùduà, Rei de Ifé, põe todo o seu exército a procura de sua mulher. Iemanjá cercada resolve quebrar a garrafa conforme lhe foi dito. No mesmo instante criou-se um rio levando Iemanjá para Okun, o oceano, lugar onde vive Olokun.

Por isso Iemanjá é representada na imagem com grandes seios, simbolizando a maternidade e a fecundidade
***

E para acompanhar esta Semente de Luz, planto também, a oração que segue abaixo, para que venhamos pedir as falanges de mamãe Iemanjá, proteção e amparo, não somente a nós, mas a todos que nos rodeiam.

***
Oração a Iemanjá

Vós que governais as águas, derramai por sobre a humanidade a vossa proteção, fazendo assim, ó Divina Mãe, uma descarga em seus corpos materiais, limpando suas águas e incutindo em seus corações, o respeito e a veneração devida a essa força da natureza que simbolizais. Fluidificai nossos espíritos e descarregai nossa matéria de todas as impurezas que ajam adquirindo. Permite, que vossas falanges nos protejam e amparem, assim o fazendo com toda a humanidade, nossa irmã.

Salve Iemanjá! Rainha dos mares!

Curtiu esta Semente de Luz? Então divulgue aos seus amigos...

Um comentário :

Fernandavisconti disse...

Gostei da dica do livro e da oração também ... :)
sobre Iemanjá só tenho a agradece-lá e assim foi meu dia ....
bjos
Fernanda Visconti

Sementes de Luz Plantadas