sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Você já dormiu durante uma palestra ou estudo espírita?

Compartilhar
Seguindo o levantamento da semana com o temática em volta dos tipos de sonhos que possuimos, hoje procurando uma abordagem um pouco diferente, porém remento a situações encontradas nos Centros Espíritas, exponho um texto falando sobre o dormir durante um estudo, ou melhor, uma palestra espírita com a pergunta que segue abaixo.

***
Qual a origem da sonolência durante uma palestra?

Com certa freqüência, observamos alguns irmãos envolvidos pelo torpor enquanto assistem à uma palestra. Vários são os motivos que podem nos induzir ao sono nestas ocasiões. Com a finalidade de colaboramos para que a palestra atinja o seu objetivo de maneira ampla e proveitosa, destacamos abaixo alguns destes motivos, que julgamos ser útil a sua identificação e correção, obviamente dentro das possibilidades:

  •  Alimentação excessiva ou "pesada" antes da reunião
  • Cansaço físico ou mental após um dia de trabalho
  • Desinteresse pelo tema abordado
  • Influência espiritual para impedir o esclarecimento do encarnado - (Hipnose Espiritual Interna, segundo Manoel Philomeno de Miranda)
  • Desdobramento do encarnado (Onde é realizado trabalhos ou estudos em outros planos, por exemplo)
  •  Palestra extensa, onde a exposição ultrapassa o tempo determinado
  •  Falta de coerência e objetividade
  •  Monotonia do orador

Neste último item, destacamos o uso de uma linguagem entediante; o volume baixo demais da voz; dicção sem muita clareza; utilização de discurso decorado ou com leitura muito prolongada; divagações com fuga do tema central e finalmente, falta de domínio sobre o assunto.

É fundamental que se realize um esforço para corrigir estas situações que colocam em risco a seriedade do trabalho que é produto do estudo e dedicação do palestrante. Aos ouvintes, é necessário manterem-se alertas nestas ocasiões procurando evitar as condições que favoreçam o sono durante o aprendizado da doutrina. Ainda que o assunto a ser explanado seja do nosso total conhecimento, aproveitemos a oportunidade de expandir - através de outros enfoques e idéias doutrinárias de organização diferente da que temos - o desenvolvimento intelectual e aprimoramento espiritual.

Fonte: Jornal Correio Espírita
***

Uma vez quando estava fazendo o curso para médium, me peguei nesse estado de dormência, não tendo outro nome a dar se não este, pois não conseguia manter meus olhos abertos, e mesmo assim, me esforçava para prestar a atenção, pois via como falta de educação tal feito. Nesse mesmo dia, fui me consultar com uma Vovó e relatei que durante a palestra o sono era tão grande que não conseguia prestar a atenção e ela veio com a sabedoria e carinho que só uma entidade ligada a linha de força de Yorimá possui, dizendo: filho é porque naquele momento você era requisitado em outro lugar, não se preocupe, as lições da aula foram tomadas por seu espírito.

Me senti aliviado, mas ao mesmo tempo confuso, pois como poderia estar sendo requisitado em outro lugar, estando no momento presenciando um estudo com um médium que veio de longe somente para aplicar aquela aula? Depois fiquei mais tranquilo, pois percebi inclusive em outros centros acontecendo o mesmo. Porém, quando algo semente estava por acontecer, procurava orar antes para que me sentisse sempre muito bem direcionado nos momentos presenciais tanto do mundo físico quanto do mundo espiritual.

Tal fato também chegou a ocorrer em outras ocasiões lendo livros que eu considero como estudo, sendo eles: Aconteceu na Casa Espírita, Aruanda, Legião, Senhores da Escuridão, entre outros, de leitura bem leve.

O que faço para me precaver, principalmente quando estou lendo algum livro espírita? Rezo, faço minhas orações e peço proteção para que eu esteja sempre muito bem amparado pela espiritualidade ao buscar tais conhecimentos, tendo o agradecimento no final por tal graça atingida.

Curtiu esta Semente de Luz que propõe uma reflexão quanto aquela sonolência que é sentida antes de um estudo numa Casa Espírita? Então divulgue aos seus amigos...

Nenhum comentário :

Sementes de Luz Plantadas