segunda-feira, 25 de julho de 2011

Evento Universalista no Monumento aos Pracinhas

Compartilhar
O Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, estará promovendo no mês de agosto diversos encontros religiosos para celebrar o 51° aniversário.

Dentre eles, a fim de propor o conhecimento do espaço aos praticantes da Doutrina Espírita, haverá uma reunião espírita dentro do monumento.

Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer o local, o convite está feito pelo Coronel Germano, principalmente quando o intuito visa a aproximação e a disseminação de palavras que trás o conforto e o esclarecimento sobre assuntos presenciados no dia a dia.

Além dos encontros ligados a diversas religiões, haverá uma palestra com o Arquiteto que projetou o MNMSGM e uma vernissage com obras do artista plástico Valentim Fernandes.

História

O Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), conhecido popularmente como “Monumento aos Pracinhas”, foi idealizado pelo Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, Comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB). O Marechal tinha como objetivo homenagear e trazer de volta à Pátria os restos mortais dos brasileiros mortos nos Campos de Batalha da Itália, enterrados no cemitério de Pistóia à época do conflito.

Em uma arquitetura revestida de simbolismos, o MNMSGM foi projetado pelos arquitetos Hélio Ribas Marinho e Marcos Konder Netto, com obras dos escultores Júlio Catelli Filho e Alfredo Chesciati, sintetizando valores históricos da nação brasileira.

Após aprovações do governo da época, as obras do Monumento foram iniciadas em 1957. Em dezembro de 1960, as 468 urnas com os despojos dos soldados brasileiros foram transladadas da Itália e entregues em solenidade militar, inaugurando o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial. A partir de então, o Monumento passaria a constituir um Patrimônio da União, ficando sob a administração do Exército Brasileiro.

Constituição

O Monumento é constituído de uma sala de exposições, com um acervo permanente de material de emprego militar utilizado pelos brasileiros na 2ª Guerra Mundial; de um mausoléu onde se encontra os restos mortais de 468 pracinhas; de um pórtico monumental com 31 metros de altura; de um grupo escultórico de autoria de Alfredo Chesciati, retratando os soldados brasileiros das três Forças Armadas e de uma escultura metálica alusiva a Força Aérea Brasileira, de autoria do escultor Júlio Catelli Filho.

Localização e funcionamento

O Monumento aos Pracinhas está localizado no Parque Brigadeiro Eduardo Gomes (Parque do Flamengo), entre a Marina da Glória e o Museu de Arte Moderna (MAM).

Está aberto para visitação gratuita de terça a domingo, das 10:00 as 16:00 horas e possui um estacionamento para 200 veículos.


Exibir mapa ampliado

Programação:

Segunda-feira, 01 de Agosto de 2011

15h00 Reunião Espírita - por Raul Teixeira

Terça-feira, 02 de Agosto de 2011

10h00 Culto Evangélico com a Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul

Quarta-feira, 03 de Agosto de 2011

10h00 Culto da Igreja Messiânica do Brasil

Sexta-feira, 05 de Agosto de 2011

10h00 Palestra do Prof. Marcos Konder Netto – Arquiteto responsável pelo projeto de construção do MNMSGM

Sábado, 06 de Agosto de 2011

10h00 Missa em Ação de Graças comemorativa ao aniversário do MNMSGM

Domingo, 07 de Agosto de 2011

10h00 Vernissage* do Artista Plástico Valentim Fernandes

* Mostra privada que precede a abertura de uma exibição de obras de arte.

Diretor: Coronel Germano Américo
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, Nr 75 – Glória (Aterro do Flamengo)
Telefone: (21) 2240-1283
E-mail: ce.mnmsgm@hotmail.com

Nenhum comentário :

Sementes de Luz Plantadas