quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Minha Mãe

Compartilhar
Yemanjá - Cape Point - South Africa - Cape of Good Hope - Sea - Ocean
Como já diz na música Minha Mãe da cantora Luiza Possi, água de cheiro para Yemanjá, pois hoje é o dia de celebrar e festejar este Orixá que é mãe, sempre está a proteger e com suas sábias e amorosas palavras, trabalha os caminhos daqueles que pedem amparo; principalmente se são seus ¹filhos.

No sincretismo com o catolicismo, encontramos a imagem de Yemanjá associada a Nossa Senhora dos Navegantes (festa dia 02 de fevereiro) e a Nossa Senhora da Conceição da Praia (festa dia 08 de Dezembro) , tendo os festejos mais conhecidos nos Estados do Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.


Arquétipo dos filhos e filhas de Yemanjá


No arquétipo psicológico, expandem-se as características insinuadas pela descrição dos mitos e lendas de Iemanjá. Também fica fácil entender os conceitos principais se mantivermos a comparação com o Orixá Oxum. Como os filhos da mãe da água doce, os de Iemanjá, também gostam de luxo, das jóias caras e dos tecidos vistosos. Gostam de viver num ambiente confortável e, mesmo quando pobres, pode-se notar uma certa sofisticação em suas casas, se comparadas com as demais da comunidade de que fazem parte.

Enquanto os filhos de Oxum são diplomatas e sinuosos, os de Iemanjá se mostram mais diretos. São capazes de fazer chantagens emocionais, mas nunca diabólicas. A força e a determinação fazem parte de seus caracteres básicos, assim como o sentido da amizade e do companheirismo.

Como são pessoas presas ao arquétipo da mãe, a família e os filhos têm grande importância na vida dos filhos de Iemanjá. A relação com eles pode ser carinhosa, mas nunca esquecendo conceitos tradicionais como respeito e principalmente hierarquia.


São pessoas que não gostam de viver sozinhas, sentem falta da tribo, inconsciente ancestral, e costumam, por isso casar ou associar-se cedo. Não apreciam as viagens, detestam os hotéis, preferindo casas onde rapidamente possam repetir os mecanismos e os quase ritos que fazem do cotidiano.

Apesar do gosto pelo luxo, não são pessoas obcecadas pela própria carreira, sem grandes planos para atividades a longo prazo, a não ser quando se trata do futuro de filhos e entes próximos.

Todos esses dados nos apresentam uma figura um pouco rígida, refratária a mudanças, apreciadora do cotidiano. Ao mesmo tempo, indicam alguém doce, carinhoso, sentimentalmente envolvente e com grande capacidade de empatia com os problemas e sentimentos dos outros. Mas nem tudo são qualidades em Iemanjá, como em nenhum Orixá. Seu caráter pode levar o filho desse Orixá a ter uma tendência a tentar concertar a vida dos que o cercam - o destino de todos estariam sob sua responsabilidade. Os filhos de Iemanjá demoram muito para confiar em alguém, bons conhecedores que são da natureza humana. Quando finalmente passam a aceitar uma pessoa no seu verdadeiro e íntimo círculo de amigos, porém, deixam de ter restrições, aceitando-a completamente e defendendo-a, seja nos erros como nos acertos, tendo grande capacidade de perdoar as pequenas falhas humanas.
***

Em suma, Mãe que é Mãe, cuida dos seus filhos, eu tenho certeza que bem cuidado sou por Ela. Por isso, venho plantar esta Semente de Luz para lhe agradecer e prestar esta homenagem no dia de hoje, pois vale cada palavra aqui escrita, não apenas de minha parte como a sua também ao vir regar com o seu comentário.


Que a luz e as bênçãos deste Orixá que é mãe, possam estar presentes sob o amparo de seus caminhos.

OBS: Uma outra informação sobre hoje é que a Lua Nova irá atingir o seu auge às 23h32 (horário de brasília). Como é uma lua para transmutar, que tal ir a beira mar para dar os parabéns a Yemanjá, ofertar algumas palmas e aproveitar essa energia que a lua estará emanando para através da mentalização se oferecer também tais mudanças?

¹O ser filho de um Orixá significa ter a vibração deste Ser de Luz atuante no Chakra Coronário que está no topo da cabeça.

2 comentários :

Carine disse...

Parabéns pelo blog. Adorei encontrar esse cantinho, já estou seguindo.
Fiquei encantada com o vídeo sobre Oxum.
Salve Iemanjá!
Muita luz para você.

DedoDedinho disse...

Agradeço o carinho! :)
Muita luz pra ti também!

Sementes de Luz Plantadas