sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Por que o mantra OM é um som sagrado?

Compartilhar
Porquê é um som primordial, origem dos demais. Podemos estudá-lo pela maneira que se escreve e pronuncia. A palavra vem da língua sagrada hindu - sânscrito. Escreve-se AUM. Sendo que A é o início de todo alfabeto, o som mais grutal do sânscrito. Já a vogal U se pronuncia ao fechar os lábios. A letra M se pronuncia ao fechar os lábios. Assim, nós temos o caminho de todos os nomes. Nomes que simbolizam as coisas. Coisas que são criadas pelo verbo de Deus. Assim AUM, pode ser definido como retrato sonoro do verbo, a imagem espiritual do Ser Absoluto.

AUM, de acordo com as regras da gramática do sânscrito, se pronuncia OM. Para terem uma ideia clara de como deve ser pronunciado, comecem cantar a palavra homem, prolongado a vogal O e fechando aos poucos os lábios no primeiro M sem passar para o E. Algo como um soar de um gongo, ressoando.

Os mestres hindus falam dos três estados de consciência. O primeiro, da vigília, como agora, em que estamos prestando a atenção às explicações do OM. É o estado em que passamos a maior parte do dia. O segundo, de sonho através desse estado pode-se conhecer melhor a si mesmo, a questão é entender a linguagem do sonho, seu simbolismo. O terceiro estado é o do sono profundo, inconsciência absoluta. A letra A representa o estado de vigília. A vogal U o estado de sonho e o M, o estado de inconsciência absoluta. AUM seria a síntese sonora superior que nos dá o OM, a silaba sagrada que retrata, quando possível, em vibrações materiais, a imagem interior de Deus, seu verbo, seu divino nome, proferido em sua intimidade. Essa síntese superior simboliza o estado da supraconsciência de bem-aventurança, de felicidade suprema, que é o próprio do Divino. Temos, assim, mais um estado, o mais sublime e sutil, o quarto, a própria realização divina.

Ao vibrarmos o OM, percebemos que significa uma silaba sagrada, um mantra, de alto valor vibratório, que se deve pronunciar corretamente e adequadamente para ganhar toda sua eficácia. Os yogues, mestres em matéria de aproveitamento do valor vibratório dos sons, muito antes que a ciência comprovasse a eficácia dos mantras já diziam que essas vibrações sonoras transformam em impulsos elétricos que viajam com a velocidade da luz e que cada palavra tem seu ressoar próprio, característico e esse varia de acordo com a altura, a intensidade do som e igualmente com o ritmo em que se pronuncie. A vibração produzida entoando-se o OM.

Esse texto eu recebi no Centro Espiritualista Universalista em Vila Isabel, centro espírita que eu pratico a caridade como médium.

Além destas informações, acrescento que a pronuncia do AUM em qualquer tipo de ambiente, quando realizado com o intuito de gerar paz e equilíbio, auxilia também na dissipação de energias causadas ou causadoras do orgulho.

Um final de semana muito iluminado a todos.

Nenhum comentário :

Sementes de Luz Plantadas