segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Hoje tem Alegria

Compartilhar

Hoje tem alegria, hoje tem alegria, hoje tem alegria no dia de hoje, hoje tem alegria...


Esse é ponto que abre as sessões destinadas as crianças no centro que eu frequento.

E lá vem as crianças espirituais, correndo, pulando, acenando, batendo palmas, desenhando, cantando, brincando ou quietinhas só observando e o melhor tudo de uma forma controlada, apesar de toda aquela energia que as crianças possuem. E elas realizam os trabalhos direitinho, alguma conversam inclusive melhor que muitos adultos e trazem reflexões que só mesmo a inocência delas poderiam enxergar.

Apesar da Igreja Católica comemorar de forma litúrgica a data 26 de Setembro para São Cosme e Damião, o dia 27 de Setembro é a data para celebrar a festa! Ué, mais não é a mesma coisa? Quando se trada desta data, creio que não! rs

Até mesmo porque, hoje há uma entrega imensa de doces pelas ruas do Rio de Janeiro. Se o seu Estado também participa da festa entregando doces, não deixe de dizer isso no regar de seu comentário.

Segundo a lenda africana, os Orixás-crianças são filhos de Iemanjá, a rainha das águas e de Oxalá o pai de toda a criação. Outras tradições atribuem a parternidade dos mabaças (gêmeos) a Xangô, tanto que a comida servida aos Ibejís ou Erês, caruru, é a mesma oferecida a Xangô, o senhor dos raios. Uma característica marcante na Umbanda e no Candomblé em relação às representações de São Cosme e São Daião é que junto aos dois santos católicos, aparece uma criancinha vestida igual a eles. Essa criança é chamada de Doum ou Idowu, que personifica as crianças com idade de até sete anos de idade, sendo ele o protetor das criaças nessa faixa etária.

Além das informações aqui citadas, recomendo um livro espírita chamado São Cosme e São Damião - Mensageiros do Amor Divino da escritora Margaret Souza, tendo esta obra mediúnica também sido psicografada . Aqui está o link para o site da Livraria.Com Saber.

Alguns pontos que são costumeiros de ouvir quando se tratam destas entidades que na roupagem de criança, são exímios magos brancos, desfazendo quaquer tipo de trabalho que tenha o sentido negativo, são estes:


Cosme e Damião, a sua banda cheira,
Cheira a cravo, cheira a rosa,
a flor de laranjeira!

Dois dois sereias do mar,
Dois dois minha mãe Iemanjá!
Dois dois sereias do mar,
dois dois minha mãe Iemanjá!

Cosme e Damião, Damião Cadê Doum?
Doum foi passear no cavalo de Ogum!

Cosme e Damião, ôhhhh Doum,
Crispim e Crispiniano são os Filhos de Ogum!

Mariazinha da Beira da praia
Como é que sacode a saia?
Mariazinha da Beira da Praia
Como é que sacode a saia?
É assim, é assim, é assim...

Então vamos saudar esses santos católicos que também são amados e celebrados no Candomblé e na Umbanda, mentalizado um dia repleto de felicidades e bom astral, por que hoje tem alegria, hoje tem alegria, hoje tem alegria no dia de hoje, hoje tem alegria...

OBS: Dedico esta Semente de Luz a Ana Clara, Maria de Fátima, Ane Luise, Ane e Emanuele, Beatriz, Luizinho, Argentino, Angolano, Davi, Gabriel, Arthur, Miguel e ao João meu filho.

2 comentários :

Anônimo disse...

Obaaaaa!
eu adoro essa data,e ainda mais do dia de hoje até o dia 12 de outubro... a energia dessa época é maravilhosa! :D
Adorei o Post! Parabéns!
Muita paz na sua semana.
Att
Fernanda Visconti

Anônimo disse...

Post lindo esse amigo ...adorei !!

Beijos para todas os pequenos citados e um muito especial para o João !

Andreia

Sementes de Luz Plantadas