quinta-feira, 13 de maio de 2010

Um dia para se lembrar e festejar

Compartilhar
Hoje o dia é realmente de festejos, lembranças e uma coisa em comum, o amor incondicional a vida, vida esta que nos é preenchida de respostas quando realmente as buscamos.

Pode parecer incomum o início desta Semente de Luz, mas o que quero dizer é que diante da simplicidade e complexidade de atos que foram gerados na data de hoje, dois fatos que estão presentes no catolicismo e na Umbanda; o dia em que a Nossa Senhora apareceu na cidade de Fátima em Portugal e o dia em que foi assinada a Lei Áurea, tendo os escravos a libertação e os seus direitos como cidadão restituídos de forma a não mais se submeter aos caprichos dos senhores e senhoras de engenho.

Nossa Senhora de Fátima que se mostrou pela primeira vez em 13 de Maio em 1917 para três crianças chamadas, Lúcia de Jesus, 10 anos, modelo de obediência e seus primos Francisco Marto, 9 anos, modelo de adoração e Jacinta Marto, 7 anos, modelo de acolhimento. Nossa Senhora que as incentivou a rezar muito e a entrar para a escola com o intuito de aprederem a ler, ainda contou a elas um segredo constituído em três partes no dia 13 de julho de 1917 que mais a frente foram expostos pela igreja católica.

Avançando no tempo, saindo do velho continente e agora nos envolvendo por fatos históricos que se iniciaram na colonização do Brasil; hoje por na doutrina umbandista é comemorado o dia dos pretos-velhos, pois remete a data que a Princesa Isabel veio assinar em 13 de maio de 1888 a Lei Áurea, abolindo de vez a escravidão no Brasil.

Levanto também a questão, todo preto velho ou preta velha foi escravo ou escrava? Não, muitos nem pretos são, são brancos que adotaram tal roupagem para passar os seus conhecimentos de forma humilde com palavras amigas. Já tive a oportunidade de conversar com um vovô que se dizia branco e outro que não havia sido escravo, mas um filósofo, tanto é que as suas conversas eram preenchidas com lindas pérolas de luz e não faltava bom humor. Exponho essa questão para que não se deixe escapar um preparo ao conversar com os vovôs ou as vovós.

Independente da cor, vindo nesta roupagem, tenhamos sempre o nosso respeito e carinho de forma a eximir qualquer tipo de preconceito, pois eles sempre vem para empregar palavras que são as reais a serem escutadas no momento vivido e de uma forma bem singela. Fora que a energia trabalhada por eles diante do conhecimento milenar atravessa qualquer fronteira quando o assunto se trata do desfazer de magia negra e atuação junto ao magnetísmo envolvido.

Para finalizar gostaria de deixar um trecho do Livro, Sabedoria de Preto Velho, por Pai João de Aruanda, psicografado pelo médium Robson Pinheiro:

Pai Velho


Muitos dizem que preto-velho é espírito atrasado, que não tem conhecimento e que somente pelo fato de assim se apresentar, já atesta a própria inferioridade.
Mas eu gostaria de convidar a uma reflexão.
O que é estar atrasado ou adiantado em sua evolução?
Se um espírito é atrasado, ele o é em relação a quem?
Se está adiantado, como saber com certeza?
Muitos julgam as aparências, inclusive a dos espíritos. Devemos ter cuidado ao fazer isso. É certo que não se deve crer em tudo ou em todos os espíritos, mas, daí a discriminar um espírito por ele se manisfestar desta ou daquela forma preferida por ele, é preconceito típico de muitos irmãos.
A atmosfera espiritual do Brasil, devido a seu passado histórico, é povoada de espíritos que preferem manter a forma espiritual tal qual em sua última existência, como escravo. O regime escravocrata terminou; a escravidão, contudo, permanece marcada nos céus no Brasil. O estigma deixado por ela, ainda o experimentamos. É por isso que mesmo espíritos que não reencarnaram como negros, assumem essa aparência com alguma finalidade.
Por que não questionar também aqueles que se manifestam como frades, madres ou quaisquer formas espirituais que adorem determinados espíritos?
Será que o homem branco ainda se julga o padrão espiritual de elevação?
Acontece, meus filhos, que preto-velho não dá ibope para os médiuns e dirigentes dos centros. Dizer no entanto que o mentor é um padre, um médico, uma irmã de caridade ou um indiano parece ser moda que entrou nos corações dos médiuns e donos de centros, enraizando-se aí, junto com o orgulho.
É preciso que a análise seja mais profunda, levando-se em conta o conteúdo, e não se prendendo somente à forma externa ou ao palavreado.
Nós falamos de maneira simples, para pessoas simples. Não adianta complicar a vida. Mesmo que vocês gostem de palavras bonitas e complicadas, a verdade continua simples.
Nossa palavra é dirigida ao coração, e mesmo que alguns de vocês queiram negar, a nossa ação é mais através do sentimento e das emoções dos irmãos, chamando para a reflexão a respeito das coisas simples da vida.
Não adianta falar do Evangelho com palavras complicadas e vocabulário difícil. O povo, meu filho, para o qual a mensagem é dirigida não entende muitas coisas que você fala, e só acham bonito por achar. Jesus falava com a linguagem do povo, que é coração. Por isso o Evangelho deu certo, por isso a atualidade dos princípios nele registrados mantém-se intacta, guardando frescor mesmo dois mil anos mais tarde."

Um dia de muita sabedoria e caridade para consigo mesmo ao expressar qualquer tipo de pensamento para com o próximo.

Curtiu esta Semente de Luz? Que tal compartilhar com o seu amigo?

Um comentário :

Anônimo disse...

adorei....
nao tenho palavras para descrever o orgulho que tenho de você... esse seu trabalho de divulgar o espiritimso e a Umbanda do jeito que ela merece ser cuidada é muito importante!! e você tem o feito com muito carinho e com muita dedicação... muita luz !!! Beijos
Nanda

Sementes de Luz Plantadas