sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sexta-feira e a sua representatividade

Compartilhar

Começo esta nova semente de luz questionando sobre qual é o tipo representação que a sexta-feira tem para você?
Para muitos é o dia que representa a folga junto ao laço que os prende no trabalho, muitas das vezes aceitável apenas para sobreviver; para outros o início do final de semana junto a fatos que podem vir a cansá-los não apenas pelo lado físico, mas espiritual, já que muitos de nossos irmãos que se encontram do outro lado aproveitam de certas estripulias cometidas para drenar fluidos energéticos.

Enfim, mas nem tudo está perdido, pois hoje também é representado como o dia de Oxalá. Tendo as seguintes características:

Orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. Apresenta-se de duas maneiras: Jovem - chamado de Oxaguiã e velho - chamado Oxalufã.

O símbolo do primeiro é uma idá (que em linguagem yorubá significa espada), o do segundo é uma espécie de cajado de metal - com uma pomba sobre ele - chamado ôpá xôrô.

A cor de Oxaguiam é o branco levemente mesclado com azul, de Oxalufã é somente branco. Tendo o dia de hoje consagrado para ambos.

A saudação para Oxalá é ÈPA BÀBÀ!

Oxalá que é considerado e cultuado como o maior de mais respeitado de todos os Orixás do Panteão Africano.

Ele simboliza a paz e o pai maior nas nações da Religião Africana, sendo também cultuado na Umbanda. É calmo, sereno, pacificador, é o criador, portanto respeitado por todos os Orixás e todas as nações. A este Orixá pertence os olhos que veem tudo.

Arquétipo dos filhos de Oxalá (Quem vibra na mesma sintonia que Ele)

As pessoas de Oxalá são calmas, responsáveis, reservadas e de muita confiança. Seus ideais são levados até o fim, mesmo que todas as pessoas sejam contrárias a suas opiniões e projetos. Gostam de envolver e liderar as pessoas. São muito dedicados, caprichosos, mantendo tudo sempre em ordem. Gostam de dominar e liderar as pessoas. Respeitam a todos, mas exigem ser respeitados.

---//---

Enfim, o que eu quis plantar de ensinamento junto a essa semente de luz foram as seguintes questões, às vezes quem conhece e segue determinadas práticas espirituais se esquece que a sexta-feira não é só para ser comemorada como uma liberdade junto de seus afazeres da vida profissional, desregrando assim futuros acontecimentos que poderiam lhe levar para um patamar maior diante da representatividade do dia e de sua vida.

Mas é aquilo que sempre é ouvido nas casas de oração, disciplina, disciplina, disciplina! Tudo bem em me questionarem dizendo, mas eu sou de carne e ossos ainda, uma vez ou outra ainda vai. Ok! Uma vez ou outra vai, porém, cuidado com o que falam ou por onde andam. Sabe-se lá o que estarão trazendo pra si. Só não se esqueçam do seguinte, sim, todos somos de carne e osso ainda, mas dependendo das atitudes promovidas, quem os cercará para satisfazerem suas necessidades, não são mais.

Salve meu pai Oxalá, salve o raio dourado, muita luz para todos!

Nenhum comentário :

Sementes de Luz Plantadas